Saiba quais partidos mais ganharam e perderam filiados em Brusque
DEM continua sendo a maior sigla do município, entretanto, de um ano para o outro perdeu membros
DEM continua sendo a maior sigla do município, entretanto, de um ano para o outro perdeu membros
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) atualizou o número de filiados dos partidos políticos em Brusque. De acordo com a lista, o Democratas (DEM) continua sendo o maior partido do município, com 2.902 filiados. Porém, o número de membros da sigla caiu 7,92% em comparação com o ano passado. Em 2019, o partido contava com 3.148 filiados.
O segundo maior partido da cidade também continua sendo o MDB, mas ao contrário do DEM, a sigla teve um crescimento no número de filiados de 2019 para 2020. No ano passado, o partido tinha 1.275 filiados e, neste ano, de acordo com a última atualização do TRE, são 1.311, ou seja, um crescimento de 2,82%.
Outras duas siglas com bastante expressão na cidade, PDT e PP, também perderam filiados, de acordo com o TRE. O PDT, que em 2019 tinha 1.194 membros agora tem 1.044. Já o PP, que tinha 1.010 filiados agora conta com 950.
O partido com maior crescimento em Brusque, de acordo com o TRE-SC, é o Patriota. De um ano para o outro a sigla fundada em 2011 ganhou 199 filiados. Em 2019 tinha registrados 81 membros e neste ano está com 280.
O Novo vem logo atrás, com 133 novos membros. Em janeiro de 2019 o partido tinha apenas 31 filiados e agora está com 164.
Presente no município há muitos anos, o PSDB também teve um crescimento que pode ser considerado expressivo, com 81 novos membros. Em janeiro do ano passado, os tucanos de Brusque tinham 898 filiados e agora têm 969, ultrapassando o PP.
Dois partidos não tinham filiados registrados em janeiro de 2019, e agora aparecem na listagem do TRE-SC. São eles: PSL e Solidariedade.
Desses, a sigla com o maior número de membros é o PSL, atual partido do presidente Jair Bolsonaro, com 213 membros. Já o Solidariedade registrou 164 filiados.
O PSL, inclusive, já ultrapassou o PSB, partido do prefeito Jonas Paegle, que de acordo com o TRE-SC conta atualmente com 180 membros.
O PL e o Republicanos também não apareciam na lista do TRE em 2019, mas porque existiam com outro nome: PR e PRB, respectivamente. De lá pra cá, o PL aumentou em 15 o número de filiados. Já o PRB perdeu um filiado.
Três partidos têm registrados apenas um filiado em Brusque: Rede, PSTU e PCO. Os dois primeiros, inclusive, aparecem na lista do TRE-SC somente em 2020, ou seja, no ano passado não havia nenhum membro filiado.
Além desses, outras cinco siglas têm menos de 100 filiados no município. São elas: Pros (13), PRTB (16), Avante (38), DC (78) e Psol (50).
Inicia na próxima quinta-feira, 5, a janela eleitoral, período em que políticos com mandato podem mudar de partido para concorrer à eleição sem incorrer em infidelidade partidária.
Em Brusque, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Martins, já anunciou que vai sair do seu atual partido, o PSD, rumo ao DEM. Assim como ele, outros políticos devem mudar de partido nos próximos 30 dias.
A janela vai até o dia 3 de abril. Após esse período, o TRE deve divulgar uma listagem atualizada sobre os partidos em cada município. É nesta lista atualizada, por exemplo, que deve entrar a filiação do ex-prefeito Ciro Roza que no início de fevereiro anunciou sua entrada no Podemos.