Saiba qual será o dia mais frio desta semana em Brusque
Massa de ar frio chegou na região a partir da noite de terça-feira
Massa de ar frio chegou na região a partir da noite de terça-feira
Uma massa de ar de frio chega a Santa Catarina nesta semana e, consequentemente, afetará a população de Brusque com o declínio das temperaturas. Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, as mínimas devem ficar entre 0ºC e 5ºC na região do Vale do Itajaí, e as máximas não devem passar de 15ºC.
As temperaturas começaram a cair na noite desta terça-feira, 27.
A Epagri/Ciram aponta que, a princípio, este frio não será muito diferente do que atingiu a região em julho até o momento. “É um frio comum aqui em Santa Catarina. Temperaturas abaixo de -5ºC na Serra, é o que esperamos para os próximos dias, mas nada de extraordinário”, declara o meteorologista Marcelo Martins.
Ele explica que o frio será amplo em todo estado, contemplando todas as regiões como Litoral e o Vale do Itajaí. No entanto, a intensidade real da onda de frio só poderá ser verificada após a passagem da frente fria.
Conforme o meteorologista Ronaldo Coutinho, entre quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29, as mínimas em Brusque devem ficar entre 2ºC e 5ºC. Já a máxima esperada não deve passar de 15ºC.
O dia mais frio da semana será a sexta-feira, 30, onde os termômetros devem marcar mínima entre -1ºC e 2ºC, na área rural; e entre 0º C e 3ºC na área urbana. Devido às baixas temperaturas, há possibilidade de geada nos pontos mais altos. As máximas devem ficar entre 15ºC também.
Ele acredita que esse pode ser o dia mais frio do ano. No entanto, só será possível confirmar após a passagem da frente fria.
Na Serra e Oeste catarinense as temperaturas devem ficar negativas e há possibilidade de neve entre quarta e quinta-feira.
Ronaldo ainda aponta que o aquecimento na próxima semana será lento. “No fim de semana será menos intenso, mas ainda continua frio”.
“Na sequência volta a aquecer gradativamente, mas ainda faz um frio, pelo menos até o início da semana que vem, passa uma nova frente fria, volta a chover, em seguida volta a esfriar de novo”, explica o meteorologista da Epagri.
Com base nas estações meteorológicas do blogueiro Ciro Groh, Brusque já registrou -3ºC em 14 de julho de 2020. Depois os termômetros bateram 0,2ºC em 24 de julho e 1,9ºC em 23 de julho, ambos em 2013, época em que foi registrada neve nos pontos mais altos da região.
O frio mais recente foi neste ano, na última terça-feira, 20, quando Brusque registrou 2,3ºC.
A Defesa Civil de Brusque emitiu alerta para a entrada de intensa massa de ar frio que levará ao declínio acentuado de temperaturas a partir desta terça-feira, 27.
A Defesa Civil ressalta que deve-se ter atenção com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil por meio do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social intensificará as abordagens às pessoas em situação de rua para acolhimento e encaminhamento ao albergue e Centro Pop. O albergue, inclusive, teve sua capacidade aumentada para receber até 40 pessoas.
O telefone de contato da Secretaria de Desenvolvimento Social é (47) 3251-1963. O telefone de contato do albergue e Centro Pop é (47) 3351-6328.
– Atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua).
– Abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
– Procurar se agasalhar bem e beber bastante água.
– Evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas e manter a higiene das mãos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: