Saiba quando o fenômeno Lua Azul poderá ser visto no céu de Brusque e região
Evento cósmico se trata de duas luas cheias em um único mês
Em 31 de outubro, será possível visualizar no céu de Brusque e região, o fenômeno conhecido como Lua Azul, ou Blue Moon, em inglês.
De acordo com o astrônomo chefe do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, a Lua Azul é a ocorrência de uma segunda lua cheia em um mês. Ele destaca que não há alteração na coloração da lua.
O astrônomo explica que as fases da lua – nova, quarto crescente, lua cheia, e quarto minguante – nem sempre a primeira fase que acontece é a lua nova.
“O intervalo entre duas luas novas consecutivas ou entre duas luas minguantes é chamado de lunação ou mês sinótico. O mês lunar tem a duração de aproximadamente 29 dias e meio, por isso nem sempre a lua cheia é no mesmo dia de cada mês do calendário, e sim seguindo o mês lunar”, explica.
No dia 1º de outubro, às 18h, foi registrada a lua cheia, e no próximo sábado, 31, a partir das 11h, haverá lua cheia novamente. Segundo Souza, o intervalo médio de ocorrência do evento cósmico é de dois anos e oito meses.
A última vez que a Lua Azul ocorreu foi nos dias 2 e 31 de março de 2018. E após 31 de outubro, o fenômeno deve ocorrer novamente em agosto de 2023.
O termo Lua Azul
A expressão Blue Moon surgiu nos Estados Unidos, devido a um costume de dar nomes às luas cheias de cada mês, informa o astrônomo. “A lua de agosto, por exemplo, é chamada Lua do Milho Verde ou Lua dos Grãos”, destaca Souza.
O termo também inspirou a música “Blue Moon”, gravada por artistas como Elvis Presley e Frank Sinatra. Os filmes de animação dos Smurfs, conhecidos mundialmente, também se inspiraram no evento cósmico.