Brusque registra mais de 26 mil multas de trânsito em 2022
Infração mais registrada foi a de estacionar em desacordo com a regulamentação no estacionamento rotativo
Infração mais registrada foi a de estacionar em desacordo com a regulamentação no estacionamento rotativo
Em 2022, Brusque registrou 26.019 multas de trânsito lavradas no município, segundo o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC). O número representa uma leve queda do que foi registrado em 2021, quando foram 26.337 infrações registradas.
O total se refere às multas oriundas da Polícia Militar, Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e Polícia Rodoviária Estadual (PMRv), dentro do perímetro do município.
De acordo com o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Heintje Heerdt, os números se encontram instáveis, mesmo com um incremento de notificações. “Precisamos considerar um aumento da população e aumento da frota. Está dentro do esperado”, avalia.
No último ano, a multa mais registrada em Brusque foi a de estacionar em desacordo com a regulamentação no estacionamento rotativo. Foram mais de 9,7 mil infrações deste tipo lavradas em 2022.
Segundo o diretor de Trânsito de Brusque, Renato Bianchi, a Área Azul é fiscalizada pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e a CDL. Ele explica que, ao usar o estacionamento rotativo além do tempo permitido, o cidadão recebe uma notificação e tem até 15 dias úteis para regularizar. Após esse período, caso não efetue o pagamento, a notificação vira uma infração.
”Infelizmente as pessoas são desatentas. Muitas vezes deixam para pagar em outro dia e acabam esquecendo. Falo por experiência própria, pois tive duas infrações de trânsito em 2022 por este motivo”, conta, ao refletir sobre as motivações do alto número deste tipo de multa.
Diversos outros tipos de ocorrências também são registrados no município e muitas delas podem ser fatais. Heintje destaca que o não uso do cinto de segurança, o uso de celular e a recusa do bafômetro são condutas que ocorrem com bastante frequência em Brusque. “São condutas que aumentam o risco de acidente, por isso a fiscalização é intensificada para estas infrações”, diz.
Para manter e melhorar a segurança no trânsito brusquense, o comandante aponta que o plano da PM é continuar a fazer a fiscalização de condutas que aumentam os riscos de acidentes.
Outro foco da PM, segundo o comandante, é retomar o projeto Transitolândia, que não ocorreu em 2020 e 2021, e em 2022 aconteceu com redução do número de turmas. “Para que tenhamos condições de educar as crianças sobre o trânsito. Preparar, desde cedo, as crianças para serem bons condutores e conscientes, pois não trabalhamos apenas na parte repressiva”, completa.