X
X

Buscar

Saiba quantas ocorrências já foram atendidas pela Defesa Civil de Brusque devido às chuvas

Números são de alagamentos, deslizamentos, quedas de muros e árvores, entre outras situações

A Defesa Civil de Brusque atualizou o boletim de atendimentos em decorrência das chuvas dos últimos dias, compilados desde o dia 26 de novembro. Até a noite de sábado, 3, foram 391 ocorrências em todos os bairros da cidade, entre alagamentos em vias públicas e residências, risco e deslizamentos em residências, quedas de muros e árvores, residências vulneráveis, rompimentos de tubulação, avaliações de pontes e erosões fluviais.

Entre sábado e início de domingo choveu em Presidente Nereu (6 mm) e em Vidal Ramos (8,07 mm), cidades que compõem as nascentes do rio Itajaí-Mirim. Em Botuverá, Guabiruba e Brusque, não houve precipitação pluviométrica. As medições do rio apontam nível de 1,54 em Vidal Ramos (situação normal e baixando); 0,89 em Botuverá (normal e em baixa) e em Brusque 1,71 metros (normal, baixando).

Defesa Civil/Divulgação

Recuperação da cidade

Durante todo o sábado as equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos realizaram mutirão de limpeza em vários bairros da cidade. O loteamento Dom Nelson, no bairro Limeira, foi um dos mais afetados. Já na rua PM 026, entre os bairros Primeiro de Maio e Águas Claras, duas casas foram interditadas (uma parcial e outra totalmente) pois apresentavam riscos de desmoronamento.

A cidade não apresenta mais pontos de interdição de via pública, com exceção da rua Itajaí, já que uma tubulação pluvial de grandes dimensões rompeu-se com o volume de água. O trecho encontra-se bloqueado até que a secretaria de obras conclua a recuperação.

Defesa Civil/Divulgação

O prefeito em exercício, Alessandro Simas, que acompanhou durante o dia os trabalhos, declarou que o foco no fim de semana foram as intervenções de limpeza, desobstruções e atendimento às famílias.

“Durante a semana os trabalhos continuam de forma pontual para consertar tubulações, bocas-de-lobo e outros aparatos danificados pelas enchentes. A Defesa Civil também está em campo, atendendo as famílias e fazendo o levantamento de dados”, enaltece.

Defesa Civil/Divulgação

Abrigo e atendimento aos atingidos

Neste sábado, cerca de 300 residências foram visitadas pelas equipes da secretaria do Desenvolvimento Social, com apoio dos agentes comunitários de saúde. O objetivo é fazer o diagnóstico da situação, além do cadastro para o recebimento de donativos, cestas básicas e materiais de limpeza. No abrigo montado pela prefeitura, 23 pessoas seguem recebendo atendimento.

Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil/Divulgação