Saiba quantos casos de dengue foram registrados em Guabiruba e Botuverá neste ano
Municípios seguem com campanhas para conscientizar população
Desde que 2022 iniciou, Guabiruba já contabilizou 24 casos positivos de dengue. Todos os casos são autóctones, ou seja, contraídos no município.
Já Botuverá registrou apenas um caso neste ano, no início de março. No entanto, este registro da doença é tratado como importado pela Secretaria de Saúde do município.
Reforço da campanha em Guabiruba
A Secretaria de Saúde de Guabiruba já teve 96 notificações de casos, mas apenas 24 foram confirmados. No entanto, a pasta não tem informações de pacientes que necessitaram de internação no hospital devido à doença.
No momento há 98 focos do mosquito Aedes aegypt – transmissor da dengue, chikungunya e zika – em Guabiruba. De acordo com a pasta, todo ano são realizadas campanhas para orientar a população devido ao número de focos registrados nos anos anteriores.
Neste ano a situação não foi diferente. As placas de sinalização foram recolocadas nos cemitérios, além da ampla divulgação de orientações na mídia.
“Como o município passou a ser infestado este mês nos bairros Imigrantes e Centro o trabalho triplicou para os agentes de endemias (ACEs) e toda equipe da epidemiologia. Pretendemos realizar uma nova campanha”, pontua Ana Tolentino, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Ana explica que com o crescimento de casos de dengue no município, a procura por atendimento também aumentou. “Não é só atender, todo paciente suspeito deve ser notificado, gerando mais tempo no acolhimento e atenção nos detalhes relacionados a dengue, bem como no agendamento para coleta do exame que deve ser realizado na vigilância epidemiológica”.
Os moradores de Guabiruba que tiverem qualquer dúvida sobre a doença podem entrar em contato com o número (47) 3308-3123, que também é WhatsApp.
Sem focos do mosquito em Botuverá
Apesar de não ter registrado nenhum caso autóctone, Botuverá segue com as campanhas para conscientização da população. Conforme a secretária de Saúde, Marcia Cansian, os agentes comunitários realizam coletas em diversos pontos do município.
“Hoje não temos nenhum foco confirmado, mas trabalhamos a comunicação e informação para população”, diz. Além disso, a pasta também realizou a capacitação dos profissionais de saúde para atender a demanda e atuar na fiscalização no município.
Como Botuverá registrou apenas um caso importado, a secretária considera que a população do município adere as campanhas. Ela também comenta que devido à pandemia, algumas pessoas deixaram de se preocupar com a dengue. Para Marcia, outro fator que pode impactar nos focos de dengue é o excesso de chuva.
No entanto, a secretária reforça que a pasta continuará com os programas para informar à população. “O alerta permanece. Sempre fazemos esse pedido, mas temos uma comunidade parceira”.
Caso o morador de Botuverá apresente os sintomas, deve procurar qualquer uma das três unidades de saúde que estão preparadas para receber a população.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube