Saiba quantos contribuintes já declararam Imposto de Renda em Brusque
Contribuintes de Brusque, Guabiruba e Botuverá terão até 31 de maio para entregar IR à Receita Federal
Faltando um pouco mais de um mês para o fim do prazo para declaração de imposto de renda, cerca de 16.179 mil contribuintes já regularizaram sua situação com o Leão em Brusque. O número representa 48,8% do previsto a ser declarado. A abertura do prazo ocorreu no dia 15 de março e encerra no dia 31 de maio.
Os dados utilizados na reportagem foram divulgados pela Receita Federal durante a manhã desta quinta-feira, 18, com última atualização às 11h15.
De acordo com o chefe da agência da Receita Federal em Brusque, Charleston Braz da Silva Araújo, para este ano, há uma expectativa de acréscimo de 4,1% no número de declarações a serem entregues, sendo assim, são esperadas aproximadamente 44,7 mil declarações.
No ano passado, 42.981 contribuintes declararam o IR, a previsão para o ano era de 38.533 declarações. Para o cálculo a previsão de declarações se usa o número de declarações do ano anterior do município com o acréscimo de, no mínimo, 5,65% – o número depende do número total de declarações recebidas no país.
“Pode acontecer desse percentual ser diferente, pois Brusque está sendo uma cidade de acolhimento de migrantes”
“Pode acontecer desse percentual ser diferente, pois Brusque está sendo uma cidade de acolhimento de migrantes, criando, muitas vezes, um percentual fora da curva”, diz o chefe da agência.
Outros municípios
Nos municípios da região, Guabiruba chegou a 33,4% das regularizações, com 2.583 contribuintes em dia com a Receita Federal. Em 2023, 6.674 declarações foram entregues. Para este ano, a expectativa é de que aproximadamente 7 mil contribuintes façam a regularização com o Leão.
Já Botuverá entregou até o momento 574 documentos de declaração de IR, representando 48,8%. Em 2023, 1.569 contribuintes declararam o imposto no município. Seguindo o cálculo utilizado, são esperadas aproximadamente 1.633 declarações.
Tipos e retificações
Dentre os tipos de declarações mais entregues à Receita até o momento, a simplificada chega a 70% em Brusque, 80% em Guabiruba e 75% em Botuverá.
Charleston conta que a principal diferença entre a declaração simplificada e a completa está na quantidade de dados a serem preenchidos e no cálculo das deduções dos impostos.
Das declarações retificadas, no caso, as que tiveram algum tipo de erro, o número chega a 6,3% em Brusque. Em Botuverá, são 8,5% e em Guabiruba, 4,1%.
O chefe da Receita do município reforça que é possível apresentar quantas declarações o contribuinte achar necessário. Porém, sempre valerá a última, que pode ser entregue até as 23h59 do último dia do prazo.
Alterações e quem deve declarar
A declaração deste ano tem uma série de mudanças em relação à do ano passado. Por causa da elevação do limite máximo de isenção do IR, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$ 30.639,90.
Os valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural, isenta e não tributada também aumentaram. Em contrapartida, os valores de dedução não mudaram. A lei que taxou as offshores e os fundos exclusivos também introduziu novas obrigações para declarar o Imposto de Renda. Os bens abrangidos pela lei, bem como suas atualizações, precisam ser declarados.
O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59. Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Assista agora mesmo!
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: