Saiba que cuidados tomar para evitar que pets sejam vetores da Covid-19
Médicos veterinários dão dicas para passeios seguros no meio da pandemia
Médicos veterinários dão dicas para passeios seguros no meio da pandemia
Já ficou comprovado que animais domésticos não podem contaminados pelo coronavírus humano, mas eles podem acabar carregando a Covid-19 em pelos e patas. Portanto, alguns cuidados são necessários nos passeios com os pets para que eles não virem um transmissor da doença.
“O risco é maior para você do que para ele, portanto tome as precauções básicas: evite tocar o rosto, evite aglomerações, lave bem as mãos com água e sabão (ou álcool gel) após retornar para casa. E não custa nada higienizar a guia”, destaca o médico veterinário Edaurdo Gevaerd, da Vitavet.
Existem outros tipos de coronavírus que infectam os animais, mas este que causa a pandemia não é um deles. Nos cachorros, por exemplo, a coronavirose causa infecção do intestino, o que não é um dos problemas causados pela Covid-19 nos seres humanos.
“É importante evitar passeios com aglomeração ou vários animais. Eles não adquirem a doença, mas por exemplo, se eu espirrar ou tossir em cima do cão ou gato ele pode carregar o vírus”, explica a médica veterinária Amanda Rister, da Pet Center Brusque.
– Evitar passeios em locais de grande circulação de pessoas; (dê preferencia a ruas vazias, longe de parques);
– Se você tiver gatos e tem o costume de passear com eles, um fator positivo é que eles não costumar ser muito sociáveis com estranhos como os cães, mas os mesmos procedimentos de higienização realizado nas patas servem para eles.
– Fazer higenização das patas do animal com álcool gel. com clorexidine ou até mesmo lavar logo ao chegar em casa com algum shampoo específico, tomando o cuidado para evitar lambedura das patas;
– Não usar álcool em gel, que pode ressecara as patas e causar alergia;
– Dar preferência a limpeza com lenços umedecidos;
– Higienizar também as guias ou coleiras com álcool 70%;
– Se alguém contaminado tossir em cima do animal, o recomendado é dar banho no animal assim possível.