Conheça a primeira mulher a realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS em Brusque
Cristiane sentia muitas dores por estar acima do peso e decidiu entrar na fila para operar
Há dois anos Cristiane Aparecida de Paula Ferreira da Silva, de 29 anos, dava entrada na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar uma cirurgia bariátrica. Motivada pelas questões de saúde, a mulher decidiu iniciar o processo. O procedimento ocorreu há poucos dias e a moradora de Brusque já se recupera em casa.
Cristiane sentia muitas dores nas articulações, além de estar com o peso acima do indicado para a altura dela, prejudicando a saúde. Antes de iniciar o processo, a moradora do bairro Santa Terezinha estava com 117 quilos. O peso era uma questão que incomodava Cristiane há muito tempo, e por isso ela evitava fazer fotos.
Quando deu entrada no processo, Cristiane não imaginava que a cirurgia poderia ser feita em Brusque. Até então, os moradores que realizavam a bariátrica pelo SUS eram operados em Blumenau.
Em abril deste ano veio a ligação com a boa notícia: o Hospital Azambuja realizaria a cirurgia pelo SUS e Cristiane era a primeira da lista. Ela ainda poderia optar por permanecer na fila e realizar o procedimento em Blumenau, mas escolheu realizar a cirurgia quanto antes.
Antes da cirurgia
A analista de tecido comenta que teve acompanhamento com vários profissionais entre o dia que deu entrada no processo até a cirurgia, que aconteceu em 17 de agosto. Ela se consultou com nutricionista, psicóloga, clínica geral e o cirurgião responsável pela operação. Além disso, ela também participou de encontros com toda a equipe, realizados nas últimas segundas-feiras do mês.
No dia da cirurgia, Cristiane conseguiu chegar a 109 kg. Entre o período da cirurgia até quinta-feira, 25 de agosto, quando a entrevista foi realizada, ela já tinha perdido mais cinco quilos, chegando a 104 kg.
Recuperação
Ela diz que o resultado da cirurgia vai aparecer com o tempo e depende do comprometimento dela em seguir o que foi recomendado pela nutricionista. Atualmente, Cristiane só pode fazer dieta líquida e consumir chá, água e isotônicos. “Eu posso cozinhar batata, cenoura e peito de frango sem gordura, mas só posso tomar o caldo da sopa e sem sal”, comenta.
Com o passar do tempo, a dieta vai mudando e ela poderá voltar a se alimentar normalmente, conforme o que for prescrito pelos profissionais. A recuperação também determina que ela faça repouso por 30 dias, com pequenas caminhadas pela casa. Ela não pode erguer peso ou fazer esforço físico por 90 dias, seguindo o que o médico estabeleceu.
Cristiane se recupera da operação e está bem. Ela recebe diariamente o apoio da família e está em contato direto com os médicos que avaliam o período pós-cirúrgico. “Agradeço muito a equipe do Dr. Fábio, desde antes da cirurgia até o pós-cirúrgico, foram todos muito atenciosos e sempre fui recebida muito bem por todos”.
A moradora diz que esta é uma grande conquista para o município e que, assim como ela, há outras pessoas aguardando na fila para realizar a cirurgia. “Na minha opinião eles estão de parabéns. É um grande avanço”. Por fim, Cristiane enaltece o atendimento dos médicos e a equipe que participou do procedimento.