Saiba tudo sobre intervalo para a segunda dose da vacina contra a Covid-19
Tempo de intervalo varia de acordo com o imunizante
As mudanças no intervalo na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 vêm confundindo algumas pessoas. O primeiro passo, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, é observar a carteirinha dada pela equipe de imunização após a aplicação da primeira dose. Lá, consta a data para a segunda dose.
Contudo, dependendo do momento da aplicação da primeira dose, mudanças podem ter acontecido em relação ao intervalo. Então, a data na carteirinha pode ter sido modificada.
Outro ponto é que a segunda dose precisa ser da mesma fabricante da primeira dose. Ou seja, se é aplicada a Coronavac na primeira dose, deve ser aplicada Coronavac na segunda dose. Além disso, Ariane orienta que, se passar do prazo estipulado, é importante completar o esquema vacinal.
Confira abaixo o tempo estipulado entre as duas doses:
Coronavac/Butantan
O intervalo entre as doses 1 e 2 é de 28 dias.
AstraZeneca/Fiocruz
Até julho, o intervalo era de 12 semanas. Contudo, atualmente, o intervalo é de 10 semanas. Segundo Ariane, não há problemas se já passaram 12 semanas desde a primeira dose. Porém, é preciso procurar uma sala de vacinação.
Pfizer/BioNTech
O intervalo era de 12 semanas, mas em setembro o tempo foi antecipado para 8 semanas. Neste caso, Ariane pontua que quem tem anotado na carteirinha data após 12 semanas da aplicação da primeira dose, precisa recontar levando em conta oito semanas e já pode tomar. A diretora ressalta que não há problema se o tempo passou de 8 semanas.
Janssen
O tempo para a dose de reforço para Jansen é de seis meses após a aplicação para idosos e imunossuprimidos. Contudo, a aplicação entre esses dois públicos deve ser diferente. Para o imunossuprimido, é necessário que seja aplicada a Pfizer na dose de reforço. Já para o idoso, é orientado aplicar dose diferente da Jansen: sendo Pfizer ou Coronavac. Ou seja, que não seja da mesma linhagem de fabricação.
Orientações
Para a segunda dose e dose de reforço não é necessário o agendamento. É preciso ir a sala de vacinação, levar a carteirinha de vacina e um documento com foto. A vacinação da segunda dose ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Unifebe e Uniasselvi. A terceira dose é aplicada somente na Uniasselvi nestes mesmos horários.
Terceira dose
A aplicação da terceira dose em imunossuprimidos precisa ser de 28 dias após a segunda dose, independente de qual fabricante for. Para esse público, a aplicação será da Pfizer.
Para os idosos, é necessário que a terceira dose seja uma diferente das duas aplicadas anteriormente. Ainda, Ariane informa que a partir de quinta-feira, 7, a expectativa de iniciar a aplicação da terceira dose nos profissionais de saúde. Confira o esquema geral abaixo:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube