Sala do Empreendedor de Brusque expande e deve agilizar abertura de empresas

Previsão é de que novo sistema reduza tempo para criação de empreendimento em seis dias

Sala do Empreendedor de Brusque expande e deve agilizar abertura de empresas

Previsão é de que novo sistema reduza tempo para criação de empreendimento em seis dias

A Sala do Empreendedor de Brusque – espaço na Secretaria de Desenvolvimento Econômico em que são atendidos os Microempreendedores Individuais (MEI) do município – está passando por um processo de expansão do atendimento. Dentro de 60 dias, o local contará com representantes de diversos órgãos que emitem alvarás e outros documentos para abertura de empresa, como Corpo de Bombeiros, Ibplan, Vigilância Sanitária, entre outros.

Para isso, o espaço vem sendo reformado, com a compra de novos móveis e equipamentos para escritório, como computadores, já que mais profissionais trabalharão no local. Com a presença destes representantes, a expectativa é que haja uma redução significativa no tempo do processo de abertura de empresas em Brusque, além de outros atendimentos para os MEIs.

Segundo João Beuting, secretário de Desenvolvimento Econômico, é uma iniciativa que visa contribuir com os criticados processos burocráticos para empreender. “Hoje demora demais, e o empresário precisa se deslocar para vários outros órgãos. A gente percebe que é necessária muita paciência, porque existem travas no sistema. Não podemos deixar o empresário pagar por isso”.

“Hoje demora demais (para abrir empresa), e o empresário precisa se deslocar para vários outros órgãos. A gente percebe que é necessária muita paciência, porque existem travas no sistema. Não podemos deixar o empresário pagar por isso”, João Beuting, secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque

Nos moldes atuais, para a conclusão de abertura de uma microempresa, segundo Beuting, o empreendedor leva, em média, 30 dias, podendo chegar até mesmo a 60 dias. O único documento que não deve ser emitido na Sala do Empreendedor é a licença estadual para abertura de empresa, que hoje é emitida na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), no Centro Empresarial de Brusque. “É difícil que a Junta venha para a Sala do Empreendedor, mas somente com este apoio do município já há uma agilidade natural no processo”.

Após a apresentação do projeto de expansão da Sala, houve aprovação imediata dos órgãos envolvidos. “O Corpo de Bombeiros foi muito cordial, e a presença de representantes das demais pastas dependem da prefeitura, mas já houve aprovação e não vemos dificuldade”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo