Quatro mananciais estão em nível baixo e produção de água do Samae de Brusque está no limite
Autarquia pede que população economize água durante o período de estiagem
A situação do abastecimento de água em Brusque está no limite. A estiagem que atinge toda a região prejudica a captação de água, por isso o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pede que a população economize.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Roberto Bolognini, a situação é “mais crítica nos sistemas isolados de Dom Joaquim, Ribeirão do Mafra, Zantão e Santa Luzia”.
“Todos estão interligados e estamos fazendo manobras, ajustes finos e balanços hídricos com a finalidade de poder servir a água a todos. Não temos varinha mágica, fazemos o que deve ser feito e o que é possível ser feito”, afirma Bolognini.
Veja também:
Amigos do Ronaldinho Gaúcho vencem jogo beneficente com lotação máxima na Arena Brusque
Brusque despenca 128 posições em índice de eficiência dos municípios
Dejetos no rio causam mau cheiro nos bairros São Luiz e Steffen
O diretor-presidente diz que o Samae está fazendo o máximo para não deixar faltar água. Mas o problema é que a produção de água já está no limite, portanto só o que é possível de se fazer é minimizar o problema.
“A situação vai se agravando porque a seca continua, a situação dos mananciais, dos sistema isolados, é muito crítica. A área central é abastecida pelo rio Itajaí-Mirim, estamos produzindo no limite e 24 horas”, declara.
O cenário é preocupante por dois motivos. O primeiro deles é que o consumo aumenta muito nesta época do ano, quando os moradores costumam fazer as limpezas anuais.
“O crescimento populacional acima da média, mais a estiagem prolongada, decorrente de mudanças climáticas, causada pelo efeito estufa, que veio para ficar, se soma o agravante do calor intenso e o uso sem parcimônia da água para lavação de casa, carro”, afirma o diretor-presidente.
O segundo motivo é que a previsão do tempo não indica volumes significativos para os próximos dias. Apenas pancadas, que não resolvem o problema do nível dos ribeirões.
Veja também:
Empresa que construirá shopping em Brusque anuncia data para início dos trabalhos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Prefeitura de Blumenau promove jantar de Natal a moradores de rua
Diante do cenário, Bolognini pede que a população economize água até que a situação seja solucionada. Segundo ele, se os moradores da parte baixa da cidade não pouparem, dificilmente haverá o suficiente para quem mora mais no alto. Isso vale especialmente para os da região central.
Região
A situação da estiagem já atinge diversas cidades da região. O rio Camboriú está com nível muito baixo e preocupa.
A Prefeitura de Balneário Camboriú decretou situação de atenção devido à estiagem que poderá afetar o abastecimento na cidade nos próximos dias. O município já tomou iniciativas próprias para reduzir o consumo, como o fechamento dos chuveiros da praia central.