Samae de Brusque prepara nova rede d’água para a estrada da Fazenda
Objetivo é se preparar aumento da demanda com a instalação do Complexo Chico Wehmuth
Objetivo é se preparar aumento da demanda com a instalação do Complexo Chico Wehmuth
A rua Abraão de Souza e Silva, a estrada Fazenda, terá uma nova rede de abastecimento de água. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já trabalha na obra de expansão.
De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Dejair Machado, a obra começou pelos dois lados, tanto na entrada pela rodovia Ivo Silveira (SC-108) quanto na outra ponta, na ponte do Limoeiro.
Estão sendo “esticadas” duas redes, uma de cada lado da rua, nos dois sentidos. O objetivo é deixar tudo pronto para a demanda futura, que deverá crescer com a construção do Complexo Chico Wehmuth nos próximos anos.
Por enquanto, a água que atende a região é do próprio sistema isolado do Volta Grande. Mas depois de pronta a obra, o abastecimento virá da estação central.
Sistema recuperado
A localidade de Volta Grande é uma das mais atingidas pela falta d’água há anos. Recentemente, o Samae expandiu a rede no local e levou água da estação central, o que surtiu o efeito desejado.
Com mais água da região central, foi possível reduzir a área de abrangência do sistema isolado do Volta Grande, que antes atendia sozinho o Bateas, o Cerâmica Reis e o Volta Grande. Agora, o abastecimento é parte do sistema da estação central.
A nascente da pequena captação tem se recuperado e está na casa dos 50%, índice considerado satisfatório. Por enquanto, o sistema isolado deve ser mantido.