X
X

Buscar

Samae discute novas tecnologias para amenizar ocorrências de água turva

Encontro com engenheiras químicas teve objetivo de deliberar novas práticas para o tratamento de água

Apesar de ser um notório transtorno para a população, segundo o Samae, a ocorrência de água turva chegando na torneira dos consumidores é habitual em todas as empresas de saneamento. A autarquia explica que não se trata de barro ou algum tipo de sujeira, mas sim de um complexo metálico formado por ferro e manganês, que acaba ficando alojado nas paredes internas das tubulações.

Ao serem desabastecidas em consertos e reparos onde se faz necessária a interrupção do fornecimento, essas adutoras perdem pressão. Quando retomado, a quantidade de água “viajando” em alta pressão pelos dutos acaba “carregando” estes resíduos que estavam incrustados. Apesar de serem inofensivos para a saúde humana, é consenso que ninguém quer ver uma água com aparência de “chá” chegando nas casas e empreendimentos da população.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 4, com as engenheiras químicas Suleima Lauritzen e Josiane Schork, integrantes do quadro de funcionários da brusquense Quimisa, hoje pertencente à multinacional Brenntag.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Durante o encontro, que também contou com a presença do coordenador da ETA Central, Ricardo Bortolotto, foram discutidos planos de ação de curto e médio prazo para diminuir a incidência de incrustação nas redes do Samae.

“Nos reunimos para procurar novos métodos de evitar a presença de água suja, principalmente quando há interrupção de água para consertos”, explica o diretor-presidente Luciano Camargo. “Esse é um problema de saneamento básico a nível mundial. Por ter um amplo conhecimento, buscamos essa parceria com a Quimisa para conhecer novas tendências de dosagem e de mercado para serem utilizadas”, afirma.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube