Samae emite nota explicando fenômeno conhecido como água branca

Autarquia explica que água não traz risco à população

Samae emite nota explicando fenômeno conhecido como água branca

Autarquia explica que água não traz risco à população

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) emitiu na tarde desta quinta-feira, 13, uma nota técnica explicando o fenômeno popularmente conhecido como água branca, no qual as águas aparecem nas residências com uma coloração esbranquiçada.

O diretor de tratamento da autarquia, Ricardo Bortolotto, explicou que o fenômeno é algo totalmente normal e não oferece nenhum tipo de risco à população. Ele também esclareceu que a cor esbranquiçada não significa excesso de cloro e que a população pode ficar tranquila com a qualidade da água que chega nas residências.

Bortolotto deixa claro que é algo que ocorre de forma comum em outros processos. “Quando a torneira é aberta, há uma descompressão brusca e forma-se microbolhas de ar de coloração esbranquiçadas, que após alguns segundos começam a desaparecem deixando a água incolor novamente. Fenômeno é o mesmo que acontece quando abrimos uma garrafa de refrigerante, inicialmente o líquido encontrasse sem bolhas e pressurizado, quando abrimos a garrafa esta despressuriza e forma-se as bolhas,” explica.

Confira a nota na íntegra

Manifestação do Samae sobre a ocorrência de água “branca”

Brusque, 13 de junho de 2019

Sobre a ocorrência de “água branca” segue:
– A água branca ou “esbranquiçada” não causa problemas a saúde. É um fenômeno natural que ocorre em dias de menor temperatura e maior pressão na rede de distribuição, normalmente nas primeiras horas da manhã onde o consumo é menor e há maior pressão na rede de distribuição.

O “branco” na água nada mais é que microbolhas de ar dissolvidas. Isto ocorre porque gases (como o ar) dissolvem-se com maior facilidade na água em temperatura mais baixas pressão maior, condições que ocorrem principalmente no outono e inverno.

Quando a torneira é aberta, há uma descompressão brusca e forma-se microbolhas de ar de coloração esbranquiçadas, que após alguns segundos começam a desaparecer deixando a água incolor novamente. Fenômeno é o mesmo que acontece quando abrimos uma garrafa de refrigerante, inicialmente o líquido encontrasse sem bolhas e pressurizado, quando abrimos a garrafa esta despressuriza e forma-se as bolhas.

Muitas pessoas associam a coloração branca ao excesso de cloro, porém não é este produto que provoca o fenômeno. Muitas vezes há a presença de um cheiro de cloro, isto ocorre porque estas microbolhas “arrastam” o cloro presente junto, logo, o cheiro de cloro não é devido ao excesso deste, e sim porque ele está sendo retirado da água pelas microbolhas de ar. Caso fosse excesso de cloro, a coloração da água seria amarelo claro, e não branco; como é o que ocorre, e precisaria uma grande quantidade de cloro para dar cor, gosto e cheiro na água. Este produto tem um rígido controle nas estações para manter as dosagens dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde.

Atenciosamente.

Ricardo Bortolotto
Diretor de Tratamento
Químico Industrial
CRQ 13201069

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo