Samu de Brusque poderá utilizar ambulância dos Bombeiros
Convênio foi formalizado em coletiva na tarde desta quinta-feira
Convênio foi formalizado em coletiva na tarde desta quinta-feira
Um convênio assinado no final do ano passado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Brusque e a Secretaria Municipal de Saúde vai permitir que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município possa utilizar a ambulância da corporação sempre que a sua viatura estiver na oficina.
A oficialização da parceria foi feita em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 16, no quartel dos Bombeiros no bairro Águas Claras.
“O objetivo é fazer com que não mais nossa equipe do Samu fique baixada (parada). Por manutenção ou problemas mecânicos, nossa ambulância ficava baixada e em função disso a nossa equipe ficava ociosa e nossa população desprotegida”, afirma o secretário municipal de saúde, Humberto Martins Fornari.
Com a parceria, sempre que a ambulância for para a oficina, o Samu poderá solicitar uma dos Bombeiros para utilizar. Caso a corporação não tenha ambulância disponível, a equipe do Samu irá para as ocorrências junto com a equipe dos Bombeiros.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Jacson Luiz de Souza, o convênio é mais uma etapa da integração das duas equipes que já dividem os mesmo espaço físico. “Um dos efeitos práticos dessa integração foi a queda de atendimentos redundantes”, diz o comandante. Ele explica que antes era comum em um atendimento alguém ligar para o Samu e outra pessoa para os Bombeiros e as duas equipes se encontrarem na mesma ocorrência, e que hoje, isso não ocorre mais. Há uma comunicação entre as duas instituições.