Saneamento básico é o tema da Campanha da Fraternidade 2016
Em Brusque, grupos bíblicos nas comunidades discutem ações que podem melhorar cenário atual
Em Brusque, grupos bíblicos nas comunidades discutem ações que podem melhorar cenário atual
Lançada na semana passada, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 já movimenta as comunidades de Brusque. Semanalmente, grupos das cinco paróquias se reúnem para discutir os temas da campanha deste ano. O principal deles, saneamento básico, é elogiado pelos párocos do município.
“Casa comum, nossa responsabilidade” é o slogan da campanha, que tem como foco o saneamento básico, o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida. Padre José Henrique Gazaniga, pároco da Paróquia Santa Terezinha, explica que o tema foi escolhido pela Igreja Católica com base nos discursos pró ecologia do papa Francisco e também com base na segunda encíclica apresentada pelo pontífice no ano passado.
“O papa trabalha muito sobre a questão do cuidado com o planeta. Ele está fazendo vários discursos sobre isso. Então optou-se pelo tema por causa disso. E eu acho muito relevante essa escolha. A questão do saneamento é um problema sério. A maioria das pessoas do mundo inteiro não tem tratamento de esgoto. Na nossa cidade não há tratamento”, diz.
Anualmente, além do novo tema proposto pela igreja católica, há também a distribuição de livros que abordam a campanha. A Paróquia Santa Terezinha recebeu cerca de 500 exemplares, já utilizados nos grupos bíblicos em família que ocorrem nas comunidades.
“Nós também já fizemos uma noite de estudo sobre o tema que contou com a presença de 160 pessoas. Trouxemos uma bióloga da Fundema [Fundação Municipal do Meio Ambiente] e discutimos sobre o meio ambiente e sobre a importância de agirmos para melhorar o planeta”, conta.
Para a campanha deste ano, a Paróquia Santa Catarina adquiriu cerca de 320 livros. Segundo o pároco, padre Timóteo José Steinbach, o tema é importante devido à realidade do país e do mundo. Atualmente, há no Brasil mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico.
“Todas as pessoas podem ajudar o planeta. E isso começa pela higiene pessoal desde a hora em que se levanta até a hora de ir dormir. Tudo que é em excesso prejudica a natureza. O uso indiscriminado da água e dos produtos de limpeza, tudo pode ser amenizado. Se cada um contribuir no dia a dia, é possível mudar”, afirma o pároco.
A campanha
Tradicional durante a Quaresma – entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa -, a Campanha da Fraternidade Ecumênica existe desde 2000, quando o tema “Dignidade humana e paz” foi o primeiro abordado. O segundo, que teve como foco principal “solidariedade e paz”, ocorreu em 2005. No ano passado, o tema discutido durante a campanha foi “Fraternidade: igreja e sociedade”.