Santa Catarina conta com 220 leitos de UTI novos para pacientes com Covid-19
Novos leitos representam 25% a mais da capacidade hospitalar pré existente no estado
Novos leitos representam 25% a mais da capacidade hospitalar pré existente no estado
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Saúde, já criou 220 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 25% a mais da capacidade hospitalar pré existente no estado. Unidades de todas as regiões, em 21 municípios, já tiveram a capacidade de internações ampliada. Em levantamento feito nesta terça-feira, 7, o estado conta com 1.037 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos.
As novas vagas estão em Florianópolis, São José, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Blumenau, Timbó, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União, Lages, Joaçaba, Concórdia, Caçador, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.
A ampliação começou um dia depois do primeiro caso suspeito do novo coronavírus ser diagnosticado em Santa Catarina, em 13 de março. “Nós começamos a agir para ampliar o atendimento desde o primeiro momento em que o vírus foi detectado no estado. Estamos trabalhando para aumentar a capacidade de leitos de UTI, com 713 leitos a mais até o final de maio, distribuídos em todas as regiões”, destaca o governador Carlos Moisés.
O secretário adjunto e coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), André Motta Ribeiro, destaca que o objetivo do Coes é dobrar a capacidade do estado em atender os pacientes com Covid-19 até o fim de maio. “Nós bloqueamos um décimo da capacidade dos leitos de UTI no estado um dia depois da criação do COES. Começamos logo a renovar e, nesta segunda-feira, já contamos com 220 novos leitos disponíveis em toda rede SUS. E vamos ter mais”, destaca.