X
X

Buscar

Santa Catarina fica acima da média nacional no Exame da OAB

Santa Catarina atinge 20,46% de aprovação no VII Exame de Ordem, 5,5% acima da média nacional, mas número ainda está longe do ideal

Mesmo tendo colado grau em Direito pela Unifebe (Centro Universitário de Brusque) no dia 24 de agosto de 2012, o comerciante Joel Pedrini, 36 anos, ainda não pode se dizer advogado. Bacharel em Direito formado, ele conta que é preciso aguardar a assembleia da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), na Sub-Seção de Brusque para oficializar e exercer a advocacia. 
Pedrini foi um dos 4.258 estudantes de Direito de Santa Catarina que realizou o VII Exame de Ordem Unificado, ou, como é mais conhecida, a ‘Prova da OAB’. O comerciante e, agora bacharel em Direito, conta que já escolheu a graduação pensando em atuar como advogado e em fazer o Exame de Ordem. 
O presidente da OAB – Subseção de Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann,  explica que o Exame busca avaliar se o candidato que pretende se inscrever na entidade possui os conhecimentos técnicos básicos para o exercício da Advocacia, que é um verdadeiro serviço público, conforme estabelece a nossa Constituição Federal em seu artigo 133, em que ‘o advogado é indispensável à administração da justiça(…)’. 
Hoffann detalha que podem se inscrever para a prova o Bacharel em Direito e os acadêmicos do Curso de Direito, que estejam cursando a 9ª e 10ª fase. 
– O Exame se dá em duas provas, sendo a primeira de oitenta questões de múltipla escolha, nos diversos ramos do Direito, como Civil, Penal, Processual etc. Com o acerto de 50% das questões, o candidato é aprovado na primeira prova, realizará a segunda prova, que é discursiva, onde irá elaborar uma peça jurídica, ou seja, uma petição inicial, contestação ou um recurso, dependendo do problema proposto, bem como deverá responder cinco questões discursivas.
Em Santa Catarina o resultado final do VII Exame de Ordem foi de 20,46% de aprovação, índice quase 5,5% maior do que a média nacional de aprovação divulgada pelo Conselho Federal da OAB. Para o presidente da Subseção de Brusque, o número estadual é insatisfatório.
**Saiba mais sobre o Exame de Ordem da OAB na edição de quarta-feira, 12 de setembro.