Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Santa Catarina ficará de fora do programa de concessões da rede ferroviária

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Santa Catarina ficará de fora do programa de concessões da rede ferroviária

Raul Sartori

O governo federal prepara um novo desenho da rede ferroviária que faz parte do seu programa de concessões, com o objetivo de criar mais ligações entre as áreas produtoras e portos, além de permitir mais competição. Como de praxe, nada há de SC. E está nas calendas o projeto da Ferrovia do Frango ou Ferrovia da Integração, de 862 quilômetros de trilhos, ligando Dionísio Cerqueira ao porto de Itajaí. A briga que segue nos bastidores ainda envolve discussões sobre mudanças no percurso dos trilhos. Há políticos que só falta exigir que eles passem no meio da vila onde nasceram. Não precisa dizer quais os motivos, não?


Emprego
Mesmo que currículo haja o fato de ter protagonizado uma das gestões mais desastrosas de Florianópolis nas últimas décadas, o ex-prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) assumiu ontem, sem solenidade, a secretaria estadual que tem a pomposa denominação de Assuntos Estratégicos. O pai dele, Cesar Souza, que estava no cargo, volta para a Câmara dos Deputados.


Infraestrutura
O secretário estadual da Casa Civil, Nelson Serpa, está dando atenção a uma proposta visando criar um fundo estadual voltado ao atendimento da infraestrutura viária, formado por recursos provenientes das cobranças de multas de trânsito e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).


“Sonho Florianópolis”
A afinidade de décadas entre argentinos e a Ilha de SC, que vem desde os anos 1970 do século passado, vai ser registrada no filme “Sueño Florianópolis”, com direção da portenha Ana Katz e que começa a ser rodado ainda neste mês em coprodução Brasil-Argentina. No drama, ambientado nos anos 1990, os atores Marco Rica e Andréa Beltrão fazem um casal de brasileiros que hospedam uma família argentina em sua residência em Florianópolis.


Prioridade
Diante do verdadeiro estresse que é, diariamente, para milhares de motoristas, chegar até a Ilha de SC pela Via Expressa, muitos se questionam a prioridade que o governo estadual está dando à restauração da ponte Hercílio Luz, ao mesmo tempo que não prioriza outras possíveis e urgentes soluções para o problema, como a construção de novas pistas ou mesmo uma nova ligação Ilha-Continente.


Meritocracia
Mais de 150 oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de SC, reunidos sexta-feira, resolveram abrir a boca para um problema de sempre: debateram medidas para evitar que interesses políticos interfiram na gestão das corporações, com mudanças baseadas em pressuposições e conveniências pessoais e não no mérito ou em pesquisas de impacto.


A propósito
A propósito da condenação (dez vezes o valor da remuneração mensal recebida pelo exercício do cargo), do ex-prefeito de Lajeado Grande, Valmir Locatelli, que usava o carro oficial para deslocamento particular, inclusive para “fazer festa”, uma perguntinha básica e pertinente: porque diretores e presidentes de todas as empresas estatais catarinenses rodam com pomposos veículos sem a identificação do órgão ou de veículo oficial? Eles podem, assim, ir ao supermercado e resolver aquele probleminha particular e quem sabe o que mais. Onde está Ministério Público nessa história? Nada justifica essa diferença para os veículos do baixo clero. Ali há recurso público e o contribuinte tem direito à informação e a total transparência.


Armas carregadas
Seja aprovado ou não projeto do senador Dalírio Beber (PSDB-SC) que permite praticantes de tiro, amadores ou profissionais (são algumas centenas em SC, principalmente na região de colonização alemã), a transportar as armas de fogo que utilizam carregadas quando forem treinar ou participar de competições, o comandante logístico do Ministério do Exército, general Guilherme Gaspar de Oliveira, antecipou-se: assinou portaria autorizando o procedimento.


Nos EUA
Enquanto aguarda agenda para vir a SC e à sua Blumenau, a atriz Vera Fischer se ocupa com inesperado convite para levar sua a comédia “Ela é o cara”, que contracena com o ator Edson Fieschi, para Orlando, nos Estados Unidos, onde se apresenta dia 30 deste mês. A trama, elogiada pela crítica carioca, envolve um psicanalista em busca de notoriedade, a qualquer custo.


DETALHES

  • Consola saber que não é teatro ou fingimento: a Polícia Militar botou na cadeia, domingo, um homem que participava da famigerada farra do boi em Governador Celso Ramos. Desta vez aconteceu um fato raro: a própria população denunciou o criminoso.
  • Uma auditoria por parte de quem tem que cuidar disso revelará distorções no transporte escolar em SC. Em muitos municípios se transportam estudantes que moram a menos de 300 metros da escola onde estudam. Poderiam ir caminhando com seus próprios pés. Por isso que são necessários tantos ônibus, motoristas, etc.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo