Santa Catarina intensifica vacinação contra febre amarela
O estado de Santa Catarina começou, na semana passada, a executar um cronograma de ações para intensificar a vigilância e a vacinação contra a febre amarela. O objetivo é acompanhar a circulação do vírus pelo estado, a partir das notificações das morte de macacos, bem como realizar busca ativa de pessoas não vacinadas, antes do […]
O estado de Santa Catarina começou, na semana passada, a executar um cronograma de ações para intensificar a vigilância e a vacinação contra a febre amarela.
O objetivo é acompanhar a circulação do vírus pelo estado, a partir das notificações das morte de macacos, bem como realizar busca ativa de pessoas não vacinadas, antes do período de maior incidência da doença, que ocorre de dezembro a maio.
São ações já desenvolvidas rotineiramente pelo estado, mas que agora fazem parte do “Plano de Ação de Enfrentamento da Febre Amarela”, enviado aos municípios.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a medida é preventiva e busca sensibilizar as equipes municipais de vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde.
“A proposta é intensificar as ações nos próximos meses, mapeando com as equipes municipais as pessoas que ainda não foram vacinadas para febre amarela e locais com a ocorrência de morte ou adoecimento de macacos”, explica Helton de Souza Zeferino, secretário de estado da Saúde.