Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de Flurona, coinfecção por Covid-19 e Influenza
Casos suspeitos foram encaminhados para a Fiocruz
Casos suspeitos foram encaminhados para a Fiocruz
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de Flurona, infecção simultânea de uma pessoa por coronavírus e pelo vírus Influenza. Os casos suspeitos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e foram enviados para o laboratório de referência nacional para o estado, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para confirmação ou descarte. Até o momento, não há casos confirmados em SC.
Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; isolamento em caso de sintomas respiratórios; e ventilação de ambientes. A Secretaria de Saúde reforçou, ainda, a necessidade de manter essas medidas para a prevenção tanto da Covid-19 quanto da gripe.
Flurona foi o nome dado para a coinfecção pelo coronavírus e vírus Influenza, ou seja, a infecção simultânea de uma mesma pessoa por esses dois vírus. No estado de Santa Catarina há, neste momento, a circulação de ambos os vírus, o que pode ocasionar a coinfecção.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina esclarece que a coinfecção por Covid-19 e gripe pode ocorrer sempre que houver a infecção simultânea de uma pessoa por qualquer variante do coronavírus, com qualquer subtipagem do vírus Influenza.
Secretaria de Saúde se manifesta sobre aglomeração de idosos em posto de saúde em Brusque;
Carro de Brusque sai da pista e bate em barranco na SC-108, em Nova Trento.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: