Santa Catarina tem mais de 200 casos de coronavírus confirmados
Governo divulgou que 118 novos leitos de UTI estão sendo implantados no estado
Governo divulgou que 118 novos leitos de UTI estão sendo implantados no estado
Santa Catarina tem 219 casos de coronavírus (Covid-19) confirmados. A informação foi divulgada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na tarde desta segunda-feira, 30. Até o momento, o estado tem apenas uma morte causada pelo vírus.
Os municípios que estão na lista de casos confirmados são Florianópolis (50), Itajaí (18), Criciúma (15) , Joinville e Blumenau (14), Braço do Norte (12), São José (10), Balneário Camboriú e Tubarão (9), Camboriú (7), Chapecó e Imbituba (5), Porto Belo (4), Jaraguá do Sul, Gravatal, Navegantes (3), Brusque, Gaspar, Itapema, Jaguaruna, Papanduva, Rancho Queimado, Siderópolis (2), Antônio Carlos, Balneário Arroio do Silva, Canelinha, Içara, Indaial, Lages, Laguna, Pescaria Brava, Pomerode, São Francisco do Sul, São Lourenço do Oeste, São Ludgero, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Timbé do Sul e Urussanga (1).
Além disso, cinco casos são de outros estados e três são de outros países. Apesar de os pacientes terem sido identificados no estado, eles não moram em Santa Catarina.
Segundo o governo, 51% dos casos confirmados são homens e 48% são mulheres. Além disso, diversas faixa etárias estão na lista dos casos confirmados: de 10 a 19 anos são dois casos; de 20 a 29 anos são 33 casos; 30 a 39 anos são 53 casos; 40 a 49 anos são 37 casos; 50 a 59 casos são 36 casos; 60 a 69 anos são 39 casos; 70 a 79 são 10 casos; e de 80 a 89 são seis casos.
Dos casos confirmados, 20 demandam de terapia intensiva e ventilação forçada na UTI. A faixa etária desses pacientes varia entre 32 a 72 anos. “Isso desmitifica a questão que são apenas idosos que vão para a UTI. Temos casos de pessoas bem jovens aqui que estão na UTI. Já não temos mais uma faixa etária exclusiva de pessoas que demandam de tratamento intensivo”, pontuou o governador.
O governador anunciou a chegada de 121 novos leitos de UTI. O investimento foi de mais de R$ 76 milhões. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as regiões vão receber os equipamentos.
A meta é chegar, até o final de maio, com 713 leitos extras de UTI. Somando aos 801 atuais, o estado chegaria a 1,5 mil leitos. Os equipamentos para colocá-los em funcionamento estão em processo de compra e devem chegar nas próximas semanas.
O estado também divulgou que recebeu do governo federal 135 mil máscaras, 600 óculos de proteção, 72 frascos de álcool, 270 caixas de luvas e 12,3 mil aventais. A entrega foi realizada nesta segunda-feira, segundo o governador.
O estado reservou leitos de UTI especialmente para pacientes de Covid-19. São 160 leitos adultos e 14 leitos pediátricos. Além disso, a ocupação total desses equipamentos caiu de cerca de 80% para até 60% a fim de ter condições de atender a demanda gerada pela crise de Coronavírus.
O Executivo anunciou também que escolherá um hospital em cada macrorregião para ser vocacionado em coronavírus. Até agora, os selecionados são o Hospital Florianópolis (Grande Florianópolis), Hospital Regional de Araranguá (Sul), Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste (Oeste), Hospital São José de Joinville (Norte) e Hospital Tereza Ramos de Lages (Serra).
“O fato de termos um hospital vocacionado não significa que os demais hospitais não vão atender pacientes do Covid-19. O que nós queremos é ter uma expertise definida em cada macrorregional de saúde para hospitais que possam receber especialmente aqueles pacientes em situação mais complexa e que exigem uma dedicação mais aprofundada da equipe”, disse o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino.