Santa Catarina tem saldo positivo em abertura de empresas em 2020
Dados demonstram confiança empresarial na retomada econômica, diz governo do estado
Dados demonstram confiança empresarial na retomada econômica, diz governo do estado
Santa Catarina teve um saldo maior de empresas constituídas em 2020 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Os dados mostram que o ambiente econômico do estado, apesar de toda a insegurança gerada pela pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda reflete o viés empreendedor do cidadão catarinense e mostra um estado ainda pujante e confiante em uma retomada do crescimento.
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destaca que o resultado representa a soma dos esforços do Governo do Estado e a força dos empreendedores catarinenses. “O empreendedorismo catarinense se esmera na busca de soluções que mitiguem rapidamente os efeitos da pandemia e da quarentena imposta para a preservação de vidas. Dessa maneira, vamos nos encaminhando para a retomada mais acelerada da economia”, destaca.
O presidente da Junta Comercial, Juliano Chiodelli, observa que os números apresentados, de abertura e no fechamento das empresas no estado, refletem a confiança dos empresários na economia catarinense.
”Funciona como um termômetro da expectativa frente aos próximos meses. Os números da Jucesc são a porta de entrada no estado e fica evidente que o ano de 2020 teve uma arrancada melhor que 2019, e que mesmo com os desafios, prevalece a confiança na retomada”, avalia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de sexta-feira, 15, que Santa Catarina manteve a menor taxa de desocupação do Brasil no primeiro trimestre de 2020. Até o fim de março, o índice no estado era de 5,7%, enquanto a média nacional ficou em 12,2%. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e englobam apenas as primeiras semanas da pandemia de Covid-19 no país.