X
X

Buscar

Santiago

A cosmopolita capital do Chile é cheia de atrações interessantes. Cheia de charme é um destino pertinho e com o custo-benefício barato em relação aos EUA e Europa, por exemplo. Ainda conta com ótimos restaurantes e, passeios aos arredores como Valle Nevado, e as diversas vinícolas – esses terão que ficar para uma próxima coluna. Aqui vão somente alguns dos diversos passeios a se conhecer.

Sky Costanera
É o mais novo e imperdível ponto turístico de Santiago. Você verá a cidade de 360 graus no último andar da torre mais alta da América Latina. O edifício tem 300 metros de altura e o mirante fica no 62º andar. Fomos no primeiro horário da manhã, às 10h. Estava supertranquilo, pudemos passear, apreciar a vista e bater fotos sossegados. Outro horário bacana de subir é uns 30 minutos antes do pôr do sol, assim você poderá ver a cidade de dia e à noite, ainda de quebra, um lindo pôr do sol.

A atração possui um aplicativo bem bacana para usar durante a visita, que fala mais sobre a torre e os pontos turísticos da cidade.

Aberto todos dias das 10h às 22h fica dentro do shopping Costanera, o que facilita o estacionamento e você aproveita para fazer algumas comprinhas.

Museu La Chascona
A casa do poeta Pablo Neruda, em Santiago, está localizada aos pés do Cerro San Cristóbal. A visita é autoguiada e circula por todo os ambientes da casa que o mesmo construiu para sua amante Matilde, chamada de Chascona por seus ruivos cabelos bagunçados – descabelada -. É um passeio rápido, porém muito interessante, com histórias sobre o poeta e suas peculiaridades.

As segundas-feiras é fechado e nos demais dias é aberto das 10h às 18h

Não é possível bater fotos e filmar dentro da casa. Para estacionar tem que ser na rua mesmo. Preste atenção nas placas e no chão para não levar multa. Com certeza irão aparecer flanelinhas para cuidar do carro.

Plaza de Armas
Foi onde tudo começou e é considerada o marco zero de Santiago. A praça é bem cuidada, com bastante árvores, algumas estátuas, monumentos e cercada por diversas construções históricas como a Catedral, o prédio dos Correios e o Museu Histórico Nacional. A Catedral Metropolitana de Santiago é linda, possui uma riqueza de detalhes difícil de descrever, com diversas estátuas e imagens de santos, lustres, vitrais e objetos de prata e ouro.

Depois fomos no museu, que é bem pequeno, então a visita é rápida e legal para saber um pouco mais sobre a história local. Repare nos contrastes da arquitetura antiga com a nova, elas se misturam na praça.

Museu: é aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Paseo Ahumada
A principal rua de comércio do centro. Nela estão unidades das lojas de departamento Ripley e Falabella, as melhores da cidade. Se precisar trocar dinheiro, as ruas Agustinas e Moneda são bons locais.

Palácio de La Moneda
A sede do governo chileno. Abriga o gabinete do presidente, alguns ministérios e outros órgãos ligados ao governo. Antigamente funcionava como a Casa da Moeda Chilena. Infelizmente, como era sábado, não pudemos fazer a visita guiada. O prédio por fora é muito bonito.

Importante: as visitas guiadas devem ser agendadas no e-mail visitas@presidencial.cl, com pelo menos uma semana de antecedência. Horários das visitas: de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 16h O tour demora pouco mais de uma hora e é gratuito. Há também troca de guarda alguns dias do mês, procure no site.

A ideia era ir almoçar no Mercado Central, algo que eu amo fazer e conhecer nas viagens, os mercados públicos.

Infelizmente, não era o que eu estava esperando. Achei o cheiro de peixe forte, sim, sou chata com isso, bagunçado e os garçons são muito insistentes, querendo que você almoce ali a qualquer custo. Por esses inconvenientes decidimos continuar o passeio e ir para outro local almoçar.

Cerro San Cristóbal
Mais um lugar para ver Santigo do alto. Para subir é necessário ir de funicular que sobe a cada 30 minutos, há ali o Zoológico de Santiago e, na próxima subida, o santuário com uma estátua da Virgem Imaculada Conceição de 14 metros de altura sobre um pedestal de 8,5 metros. Foi onde o papa João Paulo II celebrou uma missa em 1987, na sua única visita ao Chile. Há diversos bares e restaurantes com uma linda vista – essa atração nõs não conhecemos, mas como estava no roteiro, coloquei aqui também, ficará para próxima visita.

Restaurantes

Aqui está Coco
Um dos clássicos restaurantes de pescados e mariscos da cidade, fundado em 1973 por Jorge “Coco” Pacheco e está entre os primeiros da lista de quem visita Santiago. Por isso, está sempre cheio de turistas e também de pessoas influentes da capital. A decoração é realmente muito linda e remete ao mar. Destaque para a baleia em cima do bar. Recomendo fazer reservas.

Tramonto Bar & Terrace
Ótimo para aproveitar o almoço com calma, apreciando a Cordilheiras dos Andes e degustando um Pisco Sour, o drink mais pedido no Chile. O rooftop fica no Hotel Noi, no bairro nobre da Vitacura. Dica também para um final de tarde, para ver o pôr do sol e esticar noite a dentro.

Patio Bellavista
Um lugar muito legal, bonito, com uma energia muito agradável e um complexo com vários restaurantes, cada um com uma culinária diferenciada para agradar a todos os gostos. Ele pode ser visitado em qualquer hora do dia, mas o clima é mais legal ao anoitecer por conta das luzes, dos bares e dos restaurantes e conta com algumas lojinhas de artesanatos locais. Está localizado no bairro mais boêmio da cidade, onde há diversos outros bares e restaurantes. Acabamos tomando uma cerveja no Patio Bellavista e jantamos em outro, ali perto, que já conto no próximo parágrafo.

Como Água para Chocolate
O restaurante fica em um casarão e tem uma decoração bem rústica e bonita. Eu esperava um pouco mais do que eu já havia visto nos blogs ou as pessoas falarem, como diz o Erick Jacquin “faltou tômperro”. Achei um pouco “turistão”, porém o atendimento foi ótimo.

Hard Rock Café
Sempre tem aquele clássico combo + cerveja no HRC e comprar o copinho para trazer como souvenir ou o copão! A dica é comprar o copo maior, na compra de copo de 600ml, você tem direito a um refil e de levar o souvenir para casa, custa aproximadamente R$ 40

“Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde, amo-te simplesmente sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não sei amar de outra maneira”
Pablo Neruda