Santos Dumont conquista títulos na 24ª SC Cup
Equipes Sub-14 e Sub-16 foram campeãs do torneio internacional que ocorreu na semana passada
O Santos Dumont representou Brusque da melhor forma na 24ª SC Cup, torneio internacional que reuniu equipes de seis países e que ocorreu entre 16 e 24 de julho, em Balneário Camboriú. Os times Sub-14 e Sub-16 foram campeões, enquanto que o Sub-12 chegou às quartas de final. Além dos canecos, o técnico e quatro jogadores brusquenses receberam premiações individuais.
O Sub-14 do Santos Dumont fez uma primeira fase complicada, mas conseguiu se sair bem. Estreou contra os argentinos do Clube Avanzar e venceu-os por 1 a 0. Depois despachou o Club Social Dolores, também da Argentina, e o FME/São João do Itaperiú. Terminou a etapa de grupos invicto.
“Eles jogaram contra os argentinos e se mostraram uma equipe muito consistente”, afirma Andreone Reis, técnico do Guarani. Nas quartas de final, os garotos do Sub-14 pegaram o Almirante Barroso, de Itajaí. O mata-mata foi difícil, terminou 0 a 0 no tempo normal e os brusquenses ganharam por 5 a 4 nos pênaltis.
A semifinal foi decidida, novamente, nos pênaltis, contra o Uruguay Cup. O placar foi 5 a 4, e mais uma vez o goleiro salvou o Santos Dumont. A grande final foi mais fácil, o alvinegro bateu o FME/Balneário Camboriú por 3 a 0 no tempo normal e levantou a taça.
O técnico diz que o time atingiu as expectativas antes de entrar na SC Cup. Ele afirma que a equipe já é forte e o bom desempenho serviu para confirmar isto. O destaque foi a defesa – que levou apenas um gol em todo o torneio.
Sub-16
Enquanto o Sub-14 foi campeão tranquilo, o Sub-16 suou para se classificar. A primeira fase não foi das melhores. A equipe estreou perdendo para o Avanzar por 2 a 1, porém, mostrou perseverança para se recuperar. Bateu a Escola do Flamengo, de Itajaí, por 2 a 0, e o FME/São João do Itaperiú por 3 a 0.
Com isso, conseguiu passar às quartas de final. O Santos Dumont ganhou, novamente, por 3 a 0 do time de São João do Itaperiú. A semifinal foi contra o Clube Atlético Wanderers, da Argentina, e foi vencida por 1 a 0 pelos brusquenses. A final teve um sabor especial para os brusquenses, pois foi diante do Tupi, de Gaspar. “Foi a repetição da final do ano passado, quando eles venceram. Dessa vez, pudemos buscar o resultado”, diz o treinador. O Dumont ganhou por 3 a 1 nos pênaltis.
Premiados
Andreone Reis também foi premiado na 24ª SC Cup. Ele ganhou o título de melhor técnico da competição. “Nós tivemos toda a comissão técnica participando. O professor William e o professor Solis também participaram”, diz o técnico. Ele já havia participado da SC Cup em 2007, por isso diz que a premiação tem um gosto especial quase dez anos depois.
O Santos Dumont também teve alguns jogadores premidos. Luan Gandin foi o goleiro menos vazado no Sub-14, e Luís Kormann ganhou o prêmio de melhor jogador. No Sub-16, Gabriel Ribeiro foi o goleiro menos vazado e Bernardo Zucco Muller foi o melhor jogador.