X
X

Buscar

Santos Dumont garante classificação após vitória sobre Real Brusquense

Alvinegro sofreu empate no segundo tempo, mas conseguiu reassumir a frente no placar com pênalti convertido por Eder

O Santos Dumont é o primeiro time a garantir vaga nas quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque, após ter vencido o Real Brusquense por 2 a 1 na tarde deste sábado, 30, no Estádio 1º de Maio. Os donos da casa saíram na frente com Luan, sofreram o empate com um gol de Joca e conseguiram o gol da vitória com Eder, de pênalti. O Real Brusquense, com três pontos, luta por uma vaga na Chave A com Los Gatos e Juventude, enquanto o Limeira Melo Materiais corre por fora, ainda com chances.

Luan, o camisa 10, comemora o gol abraçando o volante Anderson | Foto: João Vítor Roberge

Jogo truncado
A partida ficou bastante presa no meio campo durante os primeiros minutos da etapa inicial. Tanto o Santos Dumont quanto o Real lutavam pelo controle do meio-campo, e não conseguiam criar ataques relevantes, com chances claras de gol. Os goleiros Severo e Eduardo Jacobi pouco participaram do jogo.

Aos 18 minutos, o placar foi aberto pelos anfitriões. Gabriel Borges fez bela jogada pelo meio campo, costurando a marcação. Na direita, Souza cruzou, ninguém finalizou e ninguém afastou o perigo. O camisa 10 e capitão, Luan, aproveitou a bola rolando viva na área e bateu firme, no canto direito de Severo.

Após uma rápida pressão para encontrar o segundo gol, o Santos Dumont ficou retraído no próprio campo, esperando as ações do Real. Os visitantes, no entanto, tinham dificuldade para encontrar os espaços e levar perigo ao adversário.

O meio-campo era comandado pelo experiente Varela. Aos 28 minutos, Joca se livrou bem da marcação e acionou o meia, que chutou bem de fora da área e obrigou Eduardo Jacobi a fazer defesa em dois tempos.

Santana faz o combate sobre Felipe | Foto: João Vítor Roberge

Reação, pênalti e marasmo
O Real Brusquense começou bem o segundo tempo, conseguindo segurar o Santos Dumont e visando ataques pelos lados, mas criados no meio. Aos 9 minutos, Santana faz boa jogada e aciona Joca. O ponta chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. O zagueiro Alex Baiano tentou a interceptação de carrinho, mas mandou a bola para as próprias redes, sem chance de reação para o goleiro. Na súmula, o gol, que poderia ser marcado como contra, é atribuído a Joca.

O Santos Dumont percebeu que ainda tinha muito jogo pela frente e resolveu acordar, buscando o segundo gol com mais vontade. Poucos minutos depois, após levantamento na segunda trave, Souza consegue cabecear, mas a bola sai torta para tiro de meta.

Na faixa do 20 minutos, Souza recebe em ótimas condições, sai cara a cara com Severo, tenta o drible e é atingido. O árbitro Washington Barbosa Lemos marcou pênalti. Eder cobrou, Severo ainda voou bem e encostou na bola, mas ela ainda morreu no fundo das redes.

Foi um balde de água fria para o Real Brusquense, que perdeu criatividade no ataque e parava em uma defesa bem postada do Santos Dumont. Bolas alçadas na área também foram tentadas, mas sem efeito. Por volta dos 30 minutos, o jogo começou a ficar tenso, com diversas reclamações. O técnico do Real, Fio, foi expulso.

Eder ainda teve uma boa chance para marcar seu segundo gol no jogo. Ele recebeu dentro da área, dominou e bateu forte, mas Severo fez ótima defesa com os pés, saindo bem do gol.

Sem forças para empatar, o Real Brusquense fez esforços insuficientes, enquanto o Santos Dumont reteve o controle da partida até o apito final.

Fala, craque!
“Não estávamos indo bem nas rodadas anteriores. Hoje, no primeiro tempo, fomos bem, mas começamos mal o segundo. Desestabilizamos um pouco depois do nosso gol. Queremos encarar de igual para igual o Paysandú e a Cia do Esporte nas próximas rodadas, por isso era importante ter um bom desempenho aqui hoje”, explica o camisa 10 e capitão do Santos Dumont, Luan.

“Acabei me machucando em uma pelada que joguei há umas semanas, mas a lesão não me atrapalhou muito aqui. Eu tentei o cruzamento, tive a felicidade de a bola ter desviado. Faltou um pouco de garra do time no final. Faltou essa pegada. O segundo gol deles deu uma esfriada no nosso time. A classificação é complicada, concorrida, queríamos ter saído com vitória. Mas dá para buscar”, afirma o ponta do Real Brusquense, Joca.

O lance do pênalti sobre Souza | Foto: João Vítor Roberge

Santos Dumont 2×1 Real Brusquense
Campeonato Municipal de Futebol Amador – Taça Vidraçaria Azaléia
4ª rodada
Sábado, 30 de março de 2019

Santos Dumont: Eduardo Jacobi; Gabriel Borges (Paulo Henrique 22′-2ºt), Alex Baiano (Gabriel Silva 47′-2ºt), Daniel, Felipe; Anderson, José (Todt 31′-2º), Luan (Marcelo 40′-2ºt), Natan (João Medeiros 23′-2ºt); Souza (Amadeu 35′-2ºt) e Ricardo (Eder 17′-2ºt).
Técnico: Andreone

Real Brusquense: Severo; Scooby (Felipe 33′-2ºt), Domingos, Ney, David (Piá 22′-2ºt); Rodolfo Lampard (Valdecir 47′-2ºt), Santana (Paulo 13′-2ºt), Alan; Varela, Joca (Junin 22′-2ºt); Alemão (Igor 17′-2ºt).
Técnico: Fio

Trio de arbitragem: Washington Barbosa Lemos, auxiliado por Tiago de Souza e Laurindo Schaeffer Bianchezzi

Gols: Luan (18′-1ºt), Eder (24′-2ºt); Joca (8′-2ºt)

Cartões amarelos: Natan, Felipe, José; David, Domingos, Igor e Junin

Expulsões: Fio


4ª rodada

Sábado, 30/03

15h15 – Santos Dumont 2×1 Real Brusquense
1º de Maio, Santa Terezinha

Domingo, 31/03

9h45 – River Plate Azambuja 0x1 Los Gatos
Vicente Bissoni, Dom Joaquim

15h15 – Angelina x Paysandú
Evaldo Imhof, São Pedro

15h15 – Abresc 3×0 Limeira Melo Materiais
Estádio da Abresc, Águas Claras

15h15 – Rio Branco 3×5 Juventude
Orlando Westarb, Guabiruba Sul

15h15 – América 2×4 Cia do Esporte
Maria Steffen, Steffen

P: pontos | J: jogos | V: vitórias | E: empates | D: derrotas | GP? gols pró | GC: gols contra | SG: saldo de gols | %: aproveitamento | Os quatro primeiros de cada chave vão às quartas-de-final. Os restantes disputam a chamada segunda divisão