X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

53 anos de tradição e inovação

Santos Dumont comemora aniversário e já tem planos para aumentar envolvimento com os sócios

A fachada em obra já denuncia que a Sociedade Santos Dumont vive em constante modernização. O tradicional clube do bairro Santa Terezinha completou 53 anos no dia 01 de maio, com planos para se manter inserido e relevante na comunidade brusquense por muitas décadas.
Atualmente, os clubes esportivos enfrentam cada vez mais desafios para conseguirem se manter. Não foram poucos os que fecharam as portas. No entanto, o Santos Dumont tem modernizado, com a inauguração recentemente de academia, por exemplo, para continuar a atrair a comunidade.
Pércio Dalago, presidente do clube desde 2014, diz que durante toda a sua história o Santos Dumont se moldou conforme a necessidade. Ele relembra que, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, a bocha era muito popular em Brusque. As canchas da sociedade eram disputadas por pessoas querendo praticar o esporte.
Já nos anos 2000, a popularidade do esporte caiu. Aí, a diretoria resolveu apostar nas escolinhas de futebol: e foi um golaço. Hoje em dia, o clube conta com vários times de crianças, que viajam para participar – e ganhar – campeonatos em Santa Catarina. O time adulto que joga o campeonato amador é “99,9% de garotos da escolinha”, diz o presidente, orgulhoso.
O Santos Dumont também buscou modernizar-se, por exemplo, com a inauguração da piscina, além de reformas em outros ambientes. Dalago diz que um exemplo aconteceu em 2013, após o trágico acidente da Boate Kiss.
O Corpo de Bombeiros intensificou a fiscalização nos locais de eventos para verificar as condições de segurança. “Quando o bombeiro veio, já tínhamos a nossa escada de emergência”, conta.
Mas o principal símbolo desse processo de metamorfose constante é a parceria com a empresa Schmitt Buffet e Eventos. “É uma parceria que eu destaco porque deu certo”, afirma o presidente. Pelo acordo, o Schmitt cuida de toda a parte social do clube, fazendo os agendamentos e cuidando do pós-festa.
Segundo Dalago, essa parceria foi importante porque, atualmente, é difícil para uma sociedade encontrar um ecônomo habituado à sua realidade. Antes, havia muitas trocas, o que prejudicava esse importante setor para a sociedade. A parceria com o Schmitt resolveu o problema, tanto é que hoje já representa maior fatia das receitas do Santos Dumont.

Academia inaugurada recentemente dentro do Santos Dumont

Sede do clube está em reformas, com mudança de cores

Envolvimento social

O Santos Dumont foi fundado em 1º de maio de 1964, por Luiz Gonzaga Werner, o Lula, João Benvenutti e Fernando Dalago, moradores da comunidade incentivados pelo padre João da Cruz Stuepp, que foi o primeiro presidente e dá nome à praça que fica perto do clube.
Ao longo das décadas, teve vários presidentes, mas o mais icônico deles foi Paulino Marcelino Coelho, o Paulico, que também foi vereador na década de 1980. Dalago lembra com carinho de Paulico, já falecido, com quem trabalhou junto.
O próprio Pércio Dalago tem uma história antiga com o Santos Dumont. Há mais de 40 anos morando no Santa Terezinha, ele sempre foi ligado ao clube, e desde 2001 está envolvido diretamente, tendo sido diretor social, vice-presidente e, desde 2014, presidente.
Para Dalago, o Santos Dumont sempre teve um papel social muito forte na cidade. “Nós servimos a comunidade, fazemos tudo pela comunidade. O clube tem que fazer tudo para envolver a sociedade na sua vida”, afirma.
Planos
Em seu processo de modernização, o Santos Dumont já tem dois objetivos: as inaugurações das quadras de futevôlei e de beach tênis. Segundo o presidente, em dois meses os dois espaços devem ficar prontos.
Dalago explica que as duas quadras são um pedido dos sócios, principalmente os pais que levam os filhos para a escolinha de futebol aos sábados e querem um passatempo. Agora, a diretoria trabalha para finalizar as obras.
Ainda nas próximas semanas, também será inaugurado um elevador para cadeirantes na sede do clube. Além disso, o clube já oferece espaço para festas e eventos, sauna, piscina, entre outros benefícios aos associados.

Pércio Dalago, atual presidente do Santos Dumont

“Nesses 53 anos, o Santos Dumont quer agradecer a todos os sócios que aqui passaram, aos que aqui estão e aos fundadores da sociedade”, diz o presidente. Ele destaca o trabalho do médico Dr. Paulo Roberto Westarb, que por mais de duas décadas vem atendendo com excelência os sócios e as pessoas do clube.
“A Sociedade B. R. Santos Dumont  agradece aos Governos Municipais e Estaduais que sempre estão com as portas abertas para o Clube”.
“Agradecemos também as empresas privadas que sempre ajudam e abrem as portas para o clube”, diz Dalago.
O atual presidente faz questão de destacar os que o precederam:

Padre João da Cruz Stuepp
João Benvenutti
Francisco Dalago
Paulino Marcelino Coelho, o Paulico
Felix Moritz
Ronaldo Barteld
Luiz Gonzaga Werner
José Valmor Winter
José Cervi

Luiz Floriani
Alcides Schinsck
José Schmidt
Luiz Iminowsky, o Polaco
Altair Ivo Ristow
Osmar Crespi, o Maru
José Busnardo
Arlindo Zucco
Pércio Alan Dalago

Show Gourmet com o cantor Daniel, que acontecerá no Santos Dumont no dia 14 de maio, em comemoração ao Dia das Mães