Santuário de Azambuja recebe Porta Santa

Ritual de abertura da porta será celebrado no domingo, às 16 horas

Santuário de Azambuja recebe Porta Santa

Ritual de abertura da porta será celebrado no domingo, às 16 horas

O Santuário de Azambuja foi um dos locais escolhidos pela Diocese de Florianópolis para receber a Porta da Misericórdia, símbolo do Ano Santo instituído pelo papa Francisco. A porta, que foi instalada nas escadarias do Santuário, será aberta no domingo, 13, às 16 horas, em uma Celebração Eucarística solene.

O reitor de Azambuja, padre Pedro Schlichting, explica que a Porta da Misericórdia foi um pedido do papa Francisco para que os bispos do mundo inteiro escolhessem igrejas de suas dioceses para construir a porta. “Escolheram santuários e lugares destinados à peregrinação do povo. Nosso santuário foi escolhido pela diocese para ser um desses lugares que se constrói a Porta Santa”.

O padre ressalta que a porta representa o próprio Cristo. “Ele é a verdadeira porta, como o Evangelho nos faz a menção: por onde as ovelhas entram, então, nós cremos que em Jesus nós temos essa íntima ligação com o Pai”.

A porta é de madeira com estrutura metálica e carrega a cruz, o símbolo do alfa e do ômega – princípio e fim. “É onde se constitui a criação dentro do espaço da eternidade. Como Jesus disse: eu sou o princípio e o fim”.

A Porta Santa ficará no Santuário de Azambuja até novembro de 2016. “Ela permanecerá entre nós durante um ano. O Ano Santo inicia na nossa diocese no domingo, 13, e termina na festa de Cristo Rei, no dia 20 de novembro”.

No domingo, o Santuário terá uma programação especial para marcar a abertura da porta. Às 15 horas haverá um momento mariano, com espaço para confissões. Às 16 horas, acontece o ritual da abertura da Porta Santa e, na sequência, será rezada a Santa Missa e a cantata de Natal. “Esperamos que a partir deste domingo, muitos fiéis venham ao nossa Santuário para passar pela Porta”.

Segundo o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, a Porta Santa, ou Porta da Misericórdia, representa Cristo, que é a verdadeira Porta. “Quem passa pela porta é aquele que adere a proposta do Ano Santo, em sua vivência de fé. Entrar pela Porta Santa, é entrar no lado aberto de Cristo, ter acesso ao seu coração. O Ano Santo é um período de graça, de retomada da fé e de reforçarmos as obras de misericórdia em nossas vidas”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo