Santuário Santa Paulina recebe quase 90 mil visitantes ao mês
No verão, o movimento mensal sobe quase 20 mil em relação aos meses normais
No verão, o movimento mensal sobe quase 20 mil em relação aos meses normais
A vinda de turistas para o litoral catarinense durante o verão se reflete não apenas em praias lotadas. Fiéis de vários estados e até mesmo de fora do país têm lotado o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Em dezembro e janeiro o movimento mensal aumentou em até 20 mil pessoas na cidade neotrentina.
O último domingo, 10, é um exemplo do fluxo de pessoas no Santuário. Aproximadamente 3 mil pessoas participaram de uma celebração, de acordo com a assessoria de comunicação da instituição religiosa. Em média, entre 500 e 1 mil fiéis assistem às missas – ou seja, no domingo o público triplicou.
Este grande número de pessoas passando pelo Santuário Santa Paulina não é uma novidade para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que administra a instituição. Em meses normais – fora da alta temporada – o espaço recebe cerca de 70 mil visitantes, enquanto que nos meses de verão este número sobe para quase 90 mil, conforme Andrieli Minatti, assessora do Santuário.
“Essa fase de férias atrai muita gente para cá, principalmente em dias de chuva”, afirma Andrieli. Embora nos dias de chuva haja um fluxo maior de pessoas, a assessora afirma que muitos turistas que vão para as praias reservam um tempo para ir ao Santuário, por isso o movimento intenso se mantém mesmo em dias com clima bom. A “alta temporada” deve se manter até o fim de janeiro, quando a maioria dos visitantes retorna para as suas cidades.
Os fiéis que visitam a Capital Catarinense do Turismo Religioso (título concedido a Nova Trento por meio de lei estadual de 2010) vêm de vários estados. Boa parte deles é da região Sul do Brasil, mas há muitos de outros locais e até mesmo estrangeiros, como os argentinos. A localização geográfica de Nova Trento ajuda o município a receber tantos católicos. A cidade fica a 70 quilômetros do aeroporto de Navegantes; a 80 km de Florianópolis; e a 55 km de Balneário Camboriú – um dos principais destinos dos turistas que vêm para Santa Catarina.
Fiéis curiosos
A nova face de Santa Paulina é um novo atrativo que também tem chamado a atenção dos católicos. No fim de cada missa há um momento para que os fiéis possam ver a imagem da santa mais de perto. Andrieli diz que a divulgação de que a religiosa ganhou uma imagem com novo rosto no fim do ano passado atraiu a curiosidade das pessoas, que fazem fila para observar bem de perto as novas feições da santa.
Teleférico beneficiado
Além do Santuário, Nova Trento também conta com o Parque Colinas, onde existe um teleférico e o Museu de Cera. Segundo Mário Oliveira, gerente do parque, o fluxo de visitantes vêm crescendo.
“O movimento começou a melhorar no fim de semana, pois a frequência de turistas que estão saindo da praia para visitar o Santuário de Santa Paulina teve um aumento significativo, mesmo com a crise econômica do país”, diz. Oliveira não soube informar quantos turistas visitam o Parque Colinas mensalmente.