X
X

Buscar

São João Batista cria comitê de crise para combater coronavírus; veja medidas

Iniciativa tem como objetivo tentar evitar a possibilidade de propagação da doença no município

A Prefeitura de São João Batista instituiu, na manhã desta segunda-feira, 16, um comitê de crise em combate ao Covid-19 (coronavírus), com o objetivo de tentar evitar a possibilidade de disseminação da doença no município. O grupo será responsável por monitorar continuamente o cenário local e adotar as medidas cabíveis, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

“Em São João Batista, no momento, estamos no nível 1, de alerta. Ou seja, não tivemos nenhum caso confirmado, muito menos transmissão local da doença. Não há motivos para pânico. Mas também não podemos ficar parados, já que o coronavírus se espalha muito rápido e tem um índice de transmissibilidade altíssimo. Cada um precisa fazer a sua parte”, diz o prefeito Daniel Netto Cândido.

As decisões iniciais tomadas pelo comitê têm como foco evitar aglomerações e proteger as pessoas com mais de 60 anos, que é o principal grupo de risco da doença. Entre elas, está o adiamento do Campeonato Municipal de Futebol de Campo e a suspensão temporária das atividades dos grupos de idosos. O curso livre Mais Idoso também teve o início adiado. As aulas na rede municipal de ensino estão, por enquanto, mantidas.

“Nada é definitivo. Vamos trabalhar no dia a dia e, conforme o quadro for se alterando, novas medidas poderão ser tomadas. Temos a oportunidade de se antecipar ao problema. Se todos nos unirmos e fizermos a nossa parte, teremos mais chances de evitar chegar a um cenário mais extremo, como o da China ou da Itália”, destaca a secretária de Saúde, Karin Leopoldo.

Primeiras medidas

– Suspensão das atividades dos grupos de idosos.

– Adiamento do início do curso livre Mais Idoso.

– Adiamento do Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

– Medidas preventivas nas unidades de ensino, com manutenção, por enquanto, das aulas.

– Alterações na forma de atendimento da Saúde (detalhes serão definidos em reunião na tarde desta segunda com os profissionais da área e serão informados posteriormente).

– Orientação para que eventos com mais 100 pessoas em ambientes internos ou 200 pessoas em ambientes externos sejam cancelados ou adiados.

COBERTURA ESPECIAL: O que sabemos até agora sobre os reflexos do coronavírus em Brusque e região