São João Batista define novas estratégias para vacinação contra a gripe
Doses serão aplicadas a domicílio para pessoas acima de 55 anos
Doses serão aplicadas a domicílio para pessoas acima de 55 anos
Para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários até as unidades de saúde, a Prefeitura de São João Batista resolveu adotar duas estratégias especiais para a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que inicia nesta segunda, 23, e segue até maio. Uma delas será a aplicação das doses a domicílio para pessoas acima de 55 anos.
“Nossas equipes irão nas residências dos idosos para aplicar as vacinas. Vamos percorrer todas as ruas. Não é preciso sair de casa. Basta ficar atento ao carro de som que anunciará a chegada dos nossos profissionais e, quando isto ocorrer, se dirigir até a frente da casa para receber a imunização”, explica a secretária de Saúde, Karin Leopoldo.
Conforme ela destaca, as pessoas podem ficar calmas e não precisam ter pressa. O trabalho será executado de forma programada ao longo dos próximos 30 dias e todos os idosos e pessoas acima de 55 anos do município serão atendidas. É solicitado, apenas, a apresentação do Cartão do SUS e da Caderneta de Vacinação (se tiver).
Outra estratégia, definida em reunião neste domingo, 22, será utilizar o Centro Municipal de Convivência do Idoso para a vacinação dos demais grupos de risco (confira lista abaixo). No local, serão observadas todas as diretrizes para evitar aglomerações e, ainda, disponibilizado o sistema drive thru, em que, quem preferir, pode receber a vacina sem sair de dentro de seu veículo.
“O distanciamento social é o melhor remédio para combater o coronavírus. Por isso, fizemos estas alterações para diminuir ao máximo o contato entre as pessoas. Queremos que vocês fiquem em casa. Vamos ampliar nossas equipes, trabalhar de forma redobrada, para atender a todos os grupos prioritários”, esclarece o prefeito Daniel Netto Cândido.
* Idosos (pessoas com mais de 60 anos)
* Trabalhadores da saúde
* Professores de escolas públicas e privadas
* Profissionais das forças de segurança e salvamento
* Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
* Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
* Povos indígenas
* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
* População privada de liberdade
* Funcionários do sistema prisional
* Adultos de 55 a 59 anos
* Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental
* Para idosos (pessoas com mais de 60 anos) e adultos de 55 a 59 anos
Local: atendimento domiciliar. Equipes de vacinação percorrerão todas as ruas do município, ao longo dos próximos 30 dias, para aplicar as doses.
* Para os demais grupos
Local: Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos (Rua do Sesc, s/n°)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h