São João Batista lança ciclo II do programa Cidade Empreendedora
Projeto em parceria com o Sebrae/SC terá continuidade nos próximos dois anos
Projeto em parceria com o Sebrae/SC terá continuidade nos próximos dois anos
Foi lançado, na noite de segunda-feira, 10, o programa Cidade Empreendedora, ciclo II, em São João Batista. O projeto do Sebrae,em parceria com a prefeitura, avança uma nova etapa para o biênio 2019/2020. O evento de lançamento ocorreu na sede da Câmara de Vereadores.
O objetivo da segunda fase do programa é dar sequência às ações de promoção do desenvolvimento local, instituir novas estratégias e avançar em ações práticas. Com base na etapa I, o projeto ganha agora novas soluções em trilhas a seguir, de acordo com a necessidade e desejo do município.
No primeiro ciclo, o programa possibilitou a implementação da Sala do Empreendedor, que realiza cerca de 350 atendimentos mensais. O programa ainda contou com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implementação do Crescendo e Empreendendo, a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Levantamento de Oportunidades, que identifica as potencialidades da cidade.
O coordenador do Sebrae da Foz do Itajaí, Sérgio Fernandes Cardoso, afirma que o lançamento do ciclo II, em São João Batista é um desafio e uma oportunidade.
“Estou muito emocionado e tenho a certeza que com o envolvimento dos secretários, empresários e liderança do prefeito, faremos um grande trabalho para transformar cada vez mais São João Batista em uma cidade empreendedora”, afirma.
Ele ressalta que nessa nova etapa, o programa ganha um aperfeiçoamento e há um crescimento ainda maior. “Teremos um grande avanço em ações, principalmente ligados à tecnologia. Será um aprimoramento do que deu certo no primeiro”, diz.
Na região, outras duas cidades já aderiram ao ciclo II do programa, sendo Tijucas e Bombinhas. Entretanto, Cardoso lembra que foi São João Batista o primeiro município a assinar a renovação do “Cidade Empreendedora”.
“Para mim, como cidadão honorário desse município, é uma alegria saber que o prefeito empreendedor de Santa Catarina acredita e confia no trabalho do Sebrae. Tenho grande orgulho de estar aqui e quero continuar trabalhando por essa cidade em minha missão”.
Novas ações
No ciclo II, o programa terá como base a liderança, com a capacitação de prefeito e agente de desenvolvimento para atuar na cidade, e o fortalecimento da Sala do Empreendedor com consultorias e cursos.
Também é visado o desenvolvimento de novos projetos para a gestão pública e atualização do Município em Números.
Além das compras públicas e implementação do Smart City, ferramenta inovadora para trabalhar as licitações de compras e o aprimoramento da educação empreendedora, com os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Crescendo e Empreendendo e capacitações e encontros para debater boas práticas empreendedoras com jovens de 14 a 18 anos.
O prefeito Daniel Netto Cândido lembra que o Cidade Empreendedora – ciclo I foi considerado um sucesso, por isso foi cedidido dar continuidade no projeto. “É muito importante para o município trazer os melhores profissionais do Sebrae do país e fazer com que tenham contato com nosso meio ambiente de negócio”, avalia.
Ele ressalta que a intenção do município é cada vez mais aproximar o empreendedor e as pessoas que desejam empreender no município da administração municipal. “A prefeitura está de portas abertas e busca ser uma grande parceira e não um obstáculo, por isso queremos modernizar toda a estrutura de desenvolvimento econômico do município, pois são mais conquistas para o nosso povo”, diz.
Soluções trilhas
Nas soluções trilhas serão trabalhados no eixo educação, Simpósios de Educação no Município e Estratégias Educacionais Vivenciais e no eixo da tecnologia, a implementação do Sebrae ADV, para auxiliar no setor jurídico, além do Sebrae na Rota, com compartilhamento de frotas.
Também serão realizadas práticas dentro do eixo de Turismo, onde será montado um Plano Estratégico de Turismo e feita a implantação de Rotas e Roteiros.
Já no eixo Educação Empreendedora, será trabalhada a infância.com, voltado para robótica, inovação e tecnologia. Por fim, será implantado também ações de Posicionamento Estratégico em Mídias e Pack de Criações Gráficas com peças publicitarias, no eixo de comunicação.