São João Batista terá sistema automatizado de monitoramento do nível do rio Tijucas

População poderá acompanhar atualizações pela internet

São João Batista terá sistema automatizado de monitoramento do nível do rio Tijucas

População poderá acompanhar atualizações pela internet

Um sistema de alta tecnologia será instalado em São João Batista e permitirá o monitoramento online do nível do rio Tijucas. O equipamento fornecerá dados atualizados a cada hora, e a população poderá acompanhar através da internet.

A Estação Telemétrica será instalada na praça do antigo Quiosque do Pipira, ao lado da ponte. Neste local já existe um sistema de medição manual que é utilizado pela Defesa Civil. O sistema será automatizado. Dentro do Rio Tijucas será colocado um equipamento que mede o nível da água. “Também teremos um equipamento de pluviômetro. Esse é um sistema via satélite e os dados estarão disponíveis para a população”, afirma o secretario de Desenvolvimento, Plácido Vargas.

A instalação e manutenção será realizada pela Epagri/Ciram. O Município vai ceder o espaço e construir uma pequena casa para a instalação. “Para o município esse é um investimento necessário, pois todas as vezes que chove precisamos monitorar manualmente a subida do rio. Agora conseguiremos dar respostas mais eficientes no caso de enchentes”, diz Plácido.

De acordo com mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mais de duas mil residências estão em áreas impróprias ou de risco. O estudo aponta em São João Batista 30 setores de risco. Do total, 14 locais de escorregamentos, 12 para inundações e dois para enxurradas. Mais de nove mil moradores de São João Batista vivem em áreas que representam algum risco.

Os dados fornecidos pelos equipamentos permitirão estabelecer planos de contingências no caso de grande volume de chuvas ou aumento no nível do Rio Tijucas. As informações permitirão dar respostas mais eficientes para as famílias que moram em áreas consideradas de risco. “Também estamos tentando dar condições para que a Defesa Civil seja mais ativa no município”, garante o secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio