Entenda a troca do feriado do Dia do Padroeiro em São João Batista
Alteração foi definida em comum acordo com as entidades de classe
Alteração foi definida em comum acordo com as entidades de classe
O feriado do Dia do Padroeiro de São João Batista foi trocado de 24 para 21 de junho. A sugestão do vereador Leôncio Paulo Cypriani (MDB) foi acatada pela administração municipal, em concordância com o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e paróquia.
A alteração foi regulamentada por decreto e tomada por se mostrar mais conveniente para atender aos interesses dos diversos segmentos do município.
O prefeito Daniel Netto Cândido afirma que a medida não prejudicará as festividades alusivas à data e, ainda, que os serviços essenciais serão mantidos no período.
O pároco Élio Luis Grings concordou com a alteração, sendo que na quinta-feira, 20, já será também feriado religioso de Corpus Christi. “Eu até prefiro que não seja mesmo feriado no Dia do Padroeiro, porque a gente sabe que em feriado os batistenses costumam sair da cidade, e isso prejudica para a Igreja, pois a participação dos fiéis diminui”, diz.
Ele lembra que, com o feriado de Corpus Christi, a tradicional Festa de São João ganhou um dia a mais, tendo início na noite de quinta-feira, 20, com um bingo.
Na segunda-feira, 24, data festiva, haverá uma celebração eucarística com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. “Espero que a população participe conosco desse momento que será tão importante e especial para a igreja”, comenta o padre.
Comércio do Centro estará aberto
O diretor-executivo da CDL São João Batista, William Santos, informa que o comércio de confecções e calçados do Centro da cidade abrirá na sexta-feira até às 19h30, e no sábado até às 16h. O horário de abertura das lojas será divulgado posteriormente pela entidade.
Em compensação fechará na segunda-feira, 24, obedecendo o que já havia sido definido pelos próprios lojistas em reunião anterior à decisão.
“A CDL apoiou o decreto devido à democracia em que vivemos e por entender que outras segmentações e atividades econômicas, como a indústria, se beneficiará pela alteração do feriado. E essas atividades também são representadas e apoiadas pela entidade”, explica.
Em contrapartida, a CDL solicitou ao Poder Público Municipal a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais, para que seja aquecida a economia local.
Antecipação do 13º
Atendendo ao pedido da CDL, a prefeitura do município decidiu antecipar a primeira parcela do 13º salário dos servidores para o dia 18 de junho. A concessão do benefício injetará mais de R$ 1,3 milhão na economia batistense, às vésperas da Festa do Padroeiro.
“Apesar da crise econômica em todo o país, que também afeta nosso município, temos conseguido manter os salários em dia. Isso só é possível graças a uma série de medidas que tomamos, como a redução no número de cargos comissionados e a redução em gastos com aluguel”, destaca o prefeito.