Entre 9 e 11 de junho, acadêmicos do Centro Universitário de Brusque viajaram para São Paulo onde a maior cidade do país serviu de case para o projeto “Rotas do Itajaí”, do curso de Administração da UNIFEBE, que tem como objetivo identificar, observar e analisar, em destinos nacionalmente reconhecidos, boas práticas cujos modelos possam ser adaptados à cultura e as peculiaridades da região de Brusque.
Visitas técnicas nas empresas Renner Sayerlack (tintas e verniz) e Natura (cosméticos) também fizeram parte do roteiro e, junto com passeios culturais e hospedagem em um hostel, foram os destaques da 4ª edição da viagem.
Como ferramenta de trabalho, o Rotas do Itajaí tem promovido viagens de estudo de estratégias e de produtos turísticos em organizações e regiões que são referência no país. Na segunda edição do projeto (2015), uma palestra fez referência a uma alternativa caseira de hospedagem, quando Camila Thees, Presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau compartilhou sua experiência como proprietária de um hostel. O relato da empresária despertou interesse e se hospedar em um hostel passou a fazer parte da programação do projeto, objetivo que se concretizou na 4ª edição. Para os participantes, esta foi a primeira experiência neste tipo de hospedagem. Como o ambiente de um hostel se assemelha muito com uma grande residência, verificou-se que, para que o empreendimento dê certo, é necessário gostar de receber e conhecer pessoas, ter disposição e ser sociável.
É indispensável que as pessoas estejam preparadas para orientar o hóspede, dando dicas do que visitar, qual meio de transporte usar, quais são os melhores lugares para comer, fazer compras, entre outras coisas. Para quem se hospeda, é uma alternativa para quem busca praticidade, segurança e convívio a preço mais acessível.
O último dia da viagem foi destinado a um passeio pela avenida 25 de março, a rua mais famosa de comércio popular de São Paulo.
Para o almoço, o tradicional “sanduíche com mortadela” do Mercado Municipal Paulistano e, para fechar a programação, um passeio pelos principais pontos turísticos da capital.
A opção de transporte foi o ônibus “Circular Turismo Sightseeing”, conduzido apenas por mulheres. Ao ingressar no ônibus, o usuário recebe mapas com informações dos principais atrativos localizados no entorno das paradas. É um ônibus circular coberto, mas sem janelas laterais no piso superior. Por GPS, um aplicativo reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local que são transmitidas em três idiomas: português, inglês e espanhol. O ônibus passa pelos principais pontos turísticos da capital, como o estádio municipal do Pacaembu, a Avenida Paulista, o bairro da Liberdade, o Parque Ibirapuera e museus
Alguns atrativos e espaços culturais oferecem benefícios exclusivos aos usuários: apresentando o bilhete de embarque na bilheteria – que custa R$ 40,00 e é válido por 24 horas a partir da primeira utilização, com embarques e desembarques ilimitados durante o funcionamento do serviço – , o turista poderá entrar gratuitamente em locais como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.
Foram experiências inesquecíveis, que trouxeram conhecimento e educação para o turismo e essa é a contribuição do Rotas do Itajaí para impulsionar o turismo na região de Brusque. E, como bem afirmou o diretor-técnico da Renner Sayerlack, Sr. Rolando Marini: “Conhecimento é o bem mais precioso que podemos ter, porque isso ninguém pode tirar da gente”.