A partir de 2020, os alunos do São Luiz terão um grande diferencial: o programa bilíngue, denominado Communicate. O Programa foi criado com o objetivo de alinhar a proposta atual de educação integral com a promoção de um sujeito global. O Communicate será aplicado para alunos do nível B (a partir dos 3 anos) até o nono ano.
O diretor do São Luiz, padre Claudio Marcio Piontkewicz, explica que a instituição, que é confessional, faz parte da congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, que está presente nos cinco continentes e tem 34 centros educativos, onde o inglês é usado de forma efetiva, como segunda língua. Dessa forma, o DO – Desenvolvimento Organizacional do São Luiz – dentre os seus objetivos traçados, começou a se preparar, estudar e realizar visitas técnicas em outras instituições de ensino que haviam implementado o programa bilíngue, em busca das principais tendências de educação alinhados com a sua missão educacional.
“Queremos que o aluno São Luiz seja um cidadão global, e possa vivenciar novas culturas, adquirir novas habilidades, e estar com a mente o coração aberto para infinitas possibilidades em um mundo plural e diversificado”, diz.
Esse processo terá como parceiro o Grupo Santillana, especificamente o Educate by Richmond, o qual traz todo know-how específico quanto as questões de bilinguismo, contribuindo de forma positiva com a tradição de ensino do São Luiz.
O consultor da Educate, Eduardo Ferreira, explica que o Programa Communicate do São Luiz, oferecerá 5 aulas semanais em língua inglesa, com uma metodologia voltada a promoção da conversação e o desenvolvimento da fluência em inglês, de forma contextualizada e integrada com os outros componentes curriculares. É uma mudança na abordagem atual, que passa a contemplar o uso das outras habilidades. Para além disso, o programa Communicate dialoga com as orientações propostas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Nessa proposta, o aluno terá oportunidades de se comunicar em inglês, sendo construído momentos de interação e aprendizagem, de acordo com sua maturidade.
“Quando propomos a expansão da carga horária, não é fazer mais do mesmo. Muda-se a abordagem, a forma de conduzir a sala de aula, pois o foco deixa de ser “aulas de inglês” para ser “aulas em inglês”. A exposição diária a língua inglesa contextualizada, e os estímulos didáticos, criarão um repertório linguístico significativo, promovendo o desenvolvimento da habilidade da comunicação na segunda língua”, destaca Eduardo.
O programa bilíngue integra a aprendizagem da língua e do conteúdo curricular, ou seja, as aulas de inglês não serão feitas de forma isolada, mas terão momentos onde o aluno precisará usar o conteúdo aprendido em outros componentes curriculares, como forma de estimular o pensamento no segundo idioma. Muda-se, também, a forma de pensar do professor.
Além de oportunizar aos alunos a fluência em um segundo idioma, o programa bilíngue do São Luiz comtempla a certificação internacional de proficiência para esses estudantes ao final do 5º e do 9º ano. Os alunos farão provas de Cambridge ou TOEFL, conforme definição do São Luiz.