X
X

Buscar

Saúde é alvo de críticas na Câmara de Brusque

Jonas Oscar Paegle (PSD) e Dejair Machado (PSD) falaram da nota que Brusque recebeu no IDSUS

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brusque da noite desta terça-feira, 27 de março, foi a vez dos oposicionistas Jonas Oscar Paegle (PSD) e Dejair Machado (PSD) falarem do desempenho do município no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012).
Brusque recebeu média 4,86, perdendo apenas para Indaial, que teve pontuação de 4,72 e ficou como a pior do Estado. Dejair já havia abordado o assunto na semana passada. Mas desta vez, foi dr. Jonas que levantou o tema. Ele criticou a falta de médicos e disse que nada de diante investir em infraestrutura, como novos Postos de Saúde, se não há pessoas para atenderem.
Dejair levou para a tribuna 17 vias do “Questionário para controle de qualidade de atendimento e serviço prestado”, que segundo ele é disponibilizado nas Unidades de Saúde para a população responder. Ele disse que obteve as vias através de uma funcionária de um Posto de Saúde. Mas não revelou o nome da pessoa e tampouco, qual era o bairro da Unidade de Saúde. Entretanto, destacou que nas 17 vias do formulário só há críticas ao atendimento. 
– O governo tem que admitir que a saúde está na UTI. Não adianta querer esconder – disparou Dejair.
Valmir Coelho Ludvig (PT) rebateu as críticas dos vereadores. Disse que os investimentos na saúde passaram de R$26 milhões, na época do ex-prefeito Ciro Marcial Roza, para R$56 milhões atualmente.
Também falou do aumento de repasse para os hospitais e da quantidade de remédios disponíveis na Farmácia Municipal, que de 90 passaram para mais de 200 tipos. 
** Saiba mais detalhes e os demais assuntos que foram abordados na reunião, na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia, de quinta-feira, 29 de março.