Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual completa um ano em Brusque

Savs já atendeu 120 famílias e 69 pessoas seguem em atendimento

Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual completa um ano em Brusque

Savs já atendeu 120 famílias e 69 pessoas seguem em atendimento

Implantado no ano passado, o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, completa um ano nesta quinta-feira, 29. Desde então o serviço já atendeu 120 famílias e 69 pessoas seguem em atendimento. Destas, são 42 crianças, 20 adolescentes e sete adultos.

O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar, com médica, enfermeira, assistente social, técnico em enfermagem e psicóloga para realizar o acolhimento da vítima e acompanhamento integral. Além disso há uma rede intersetorial de apoio, que conta com o Hospital Azambuja, Fórum, Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Serviço de Atendimento Especializado, Conselho Tutelar, Instituto Geral de Perícias e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

“A violência sexual é um problema de saúde pública e hoje nós temos esse serviço para o enfrentamento, que é inclusive reconhecido pelo Estado, uma vez que poucos municípios contam com algo tão completo”, explica a diretora-geral da Secretaria d Saúde, Camila Pereira.

“Antes da implantação do Savs, a vítima era atendida na primeira instituição que procurava, delegacia, hospital e o atendimento encerrava neste momento, não havia continuidade. Nosso maior foco é acolher e dar seguimento adequado, como por exemplo a assistência social, psicológica. Até o momento da alta, que não chamamos de cura, mas até que ela esteja preparada para retomar sua vida”, aponta.

“A violência sexual é algo muito subnotificado, devido à vergonha, medo e outros fatores. Mas com a implantação do Savs o número de casos que têm chegado ao conhecimento do órgão tem aumentado. A maioria das vítimas atendidas são mulheres e crianças, mas neste um ano já foram atendidas pessoas de todas as faixas etárias”, destaca.

O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual atende no segundo andar do Centro de Serviços em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para almoço. Nos finais de semana o atendimento é realizado no Hospital Azambuja.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo