X
X

Buscar

SC é novamente destaque em índices de desemprego, com terceira menor taxa do país

Emprego O IBGE divulgou ontem a taxa de desemprego no país destacando SC, que agora tem 2,8% de desempregados, ante 3,2% no terceiro trimestre deste ano. As outras duas menores taxas estão em Rondônia (2,1%) e Mato Grosso (2,3%). Na média nacional, a desocupação recuou a 6,4% no período de julho a setembro, após marcar […]

Emprego
O IBGE divulgou ontem a taxa de desemprego no país destacando SC, que agora tem 2,8% de desempregados, ante 3,2% no terceiro trimestre deste ano. As outras duas menores taxas estão em Rondônia (2,1%) e Mato Grosso (2,3%). Na média nacional, a desocupação recuou a 6,4% no período de julho a setembro, após marcar 6,9% nos três meses anteriores.

Representatividade racial
No Estado de São Paulo seis chapas disputaram as eleições na seccional da OAB, anteontem. Uma chapa não tinha nenhum candidato preto e três um ou dois. Nenhuma foi impugnada. Ao contrário da eleição em SC, ontem, que teve duas chapas. Uma terceira foi cassada anteontem, por ter apresentado menos da metade das candidaturas pretas e pardas necessárias para concorrer. Perguntar não ofende: será que os paulistas tem outra lei?

Tontura
Com tantas divergências, ambições e ameaças na política, principalmente as divulgadas nas últimas horas, a grande maioria dos brasileiros está tonta, literalmente. Não sabe mais se está à direita, esquerda ou centro. E angustiada em busca de um novo caminho. Qual?

Proibido proibir 1
Acerca de nota sobre o assunto, ontem: a doutrinação de estudantes e até a representação de cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes foi o que levou o deputado Sargento Lima (PL) a apresentar um projeto de lei que “veda a restrição” do uso de aparelhos eletrônicos, como telefone celular, em sala de aula e em outros ambientes públicos e privados em SC. Explica que a ideia é evitar que, futuramente, seja aprovada uma lei estadual proibindo o uso dos aparelhos.

Proibido proibir 2
O projeto prevê que, em sala de aula, o uso de celulares deve ser permitido para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação dos profissionais de educação. A principal finalidade da proposta, explica, é a proteção contra crimes, como pedofilia, doutrinação ideológica, abusos psicológicos, físicos ou sexuais.

“Medo”
Apoiadora incondicional de Bolsonaro, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) diz que o indiciamento dele pela Polícia Federal foi por “medo” das próximas eleições: “Na democracia relativa, que vivemos hoje, na democracia de faz de conta, em que inventaram também um golpe fake, sem armas, é claro que já esperávamos que o alvo principal seria ele. Aquele que eles têm medo, medo de concorrer, novamente, na urna, que eles tanto defendem e dizem que é segura, na próxima eleição”. O tempo dirá.

Vestibular
A Udesc e UFSC divulgaram no mesmo dia desta semana a relação de candidatos por vaga para seus respectivos vestibulares. Na primeira é são os de bacharelado em Fisioterapia, Design Gráfico e Educação Física, com 54, 35,17 e 34,56 por vaga, respectivamente. Na UFSC, o curso de Medicina é o mais concorrido nos três campi em que é ofertado. No de Florianópolis a relação candidato/vaga é de 67,01; no de Araranguá 43,14 e no de Curitibanos 50,17.

O fraque 1
Na exibição recente em Florianópolis do longa-metragem “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, o cineasta Yves Goulart usou um alinhado fraque, que agora se sabe ser a roupa original usada pelo tenor catarinense de Urussanga em importantes recitais pelo mundo. Assim o fará em 19 de dezembro, na pré-estreia, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

O fraque 2
O documentário revisita a trajetória do tenor que ganhou notoriedade e reconhecimento depois de se mudar para a Europa. Conta também com vários relatos do próprio artista, falecido aos 49 anos, na Alemanha (1994). Recortado por depoimentos de amigos, familiares, professores, colegas e músicos importantes, o filme mostra a jornada do artista, desde um início humilde no Brasil até o reconhecimento internacional na Europa, especialmente como intérprete das obras de Bach. Aldo trabalhou com maestros famosos como Sir Neville Marriner, Helmuth Rilling, Herbert von Larajan e Karl Richter.

O fraque 3
Além disso, Aldo Baldin gravou em torno de 100 discos, ganhou o Grammy em 1981 e foi indicado ao Grammy em 1986 pela Bodas de Fígaro. Sim, esse homem existiu e agora se sabe o que foi sua vitoriosa trajetória.