SC Gás realiza simulado de vazamento de produto químico em Brusque

Vários órgãos da região participaram do treinamento

SC Gás realiza simulado de vazamento de produto químico em Brusque

Vários órgãos da região participaram do treinamento

Como parte final do curso de Atendimento a Acidentes e Produtos Perigosos – Ações Iniciais, foi realizado na tarde de quinta-feira, 13, um simulado de vazamento de gás, no bairro Bateas. A atividade envolveu Defesa Civil Estadual, de Itajaí e Brusque, Instituto do Meio Ambiente (IMA), SC Gás, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Quantiq, Suatrans, HG Tintuaria, Geometral, Agesc e TBG.

Durante a ação simulou-se o vazamento do odorizador no momento em que este produto é acrescentado ao gás, ao chegar na estação de entrega. Ao constatar o vazamento, a empresa ligou para a central de atendimento da SC Gás, que enviou equipe ao local para atendimento às vítimas.

Ao longo do procedimento os participantes puderam verificar como são realizados os primeiros atendimentos, como identificar a carga, o produto vazado, se há vítimas no local e como fazer descontaminação.

Ao final da operação o segundo tenente Maurício Souza do Corpo de Bombeiros ressaltou  a importância da atividade. “Ficou bem claro para todos como é importante uma equipe bem treinada, um comando eficiente, o entrosamento da equipe e a comunicação. Os participantes puderam sentir como é colocar a roupa adequada, o desconforto, peso, a necessidade de agir com rapidez”.

O coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, destacou que “temos que aprimorar a cada treinamento, para eliminar as falhas que tivemos. Nossa cidade possui muitas empresas que utilizam produtos químicos e há muito trânsito destes produtos por aqui, então precisamos estar preparados”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio