X
X

Buscar

SCGás inicia obra que amplia rede de gás natural para Guabiruba

Ligação será entre Brusque e o município e deve ser realizada até dezembro

Iniciou nesta semana a obra de ampliação da rede de distribuição de gás natural para Guabiruba. Trata-se da primeira ligação de rede entre Brusque e o município e os trabalhos ocorrem na rua dos Imigrantes, próximo ao pórtico guabirubense.

De acordo com o gerente comercial Industrial e Veicular da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), Rafael Barreto Nicolazzi, a previsão de início de operação em Guabiruba é para o início de 2023.

“Estamos tentando trabalhar para antecipar e entregar ainda neste ano, mas vai depender um pouco do ritmo que a empreiteira assumir nos primeiros meses de obras. Ela está com todos os recursos mobilizados e vamos trabalhar para tentar entregar até o fim deste ano, com prazo máximo para o início do ano que vem”, diz.

Os trabalhos iniciaram no dia 25 de agosto. A ampliação será realizada em uma extensão de aproximadamente 9 quilômetros. O projeto ligará a rede da rua Hercílio Luz, em Brusque, com a rua 10 de Junho, em Guabiruba.

Rafael detalha que já são quatro indústrias e um posto de combustível prospectados no município. Eles têm potencial de consumo de aproximadamente 10 mil metros cúbicos por dia. Ele aponta que isso representa uma ampliação do fornecimento de aproximadamente 40% da atual oferta na estação de entrega de gás de Brusque.

Em Guabiruba, as ruas impactadas serão a Frederico Petruski, Dos Imigrantes, Brusque e 10 de Junho. Conforme a SCGás, o trânsito local será afetado e ele deve ser dividido em meia pista durante as obras, a cada 150 metros, aproximadamente.

Impactos do gás natural

Luiz Antonello/O Município

Segundo Rafael, Guabiruba possui um potencial de consumo no setor têxtil. São tinturarias, estamparias, indústrias de beneficiamento têxtil, que demandam por energia.

“E o gás natural apresenta uma solução mais segura, mais limpa e eficiente, que permite mais controle dos processos e emite menos poluentes que os demais energéticos de origem fóssil”, defende.

“Então, além de melhorar a competitividade das indústrias da região, esse projeto de expansão da SCGás também propiciará e disponibilizará para outros segmentos em Guabiruba, como oferta para o segmento veicular e também para o mercado urbano, como em residências e comércios, por exemplo”, continua.

Ele orienta aos empresários que tiverem interesse em verificar as condições para fornecimento de gás natural, que é possível ligar para 0800 048 5050.

Luiz Antonello/O Município