Secretária da Saúde explica programa Acolher Você na Câmara de Vereadores de São João Batista
Modelo novo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde será implantado em setembro
Modelo novo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde será implantado em setembro
A secretária de Saúde de São João Batista, Karin Leopoldo, participou da sessão da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 17. Ela utilizou a tribuna para explicar aos vereadores e população sobre o novo modelo de atendimento nos postos de saúde do município, por meio do programa “Acolher Você”.
Em fase de implantação, o programa deverá passar a funcionar efetivamente a partir de setembro. A princípio, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e Jardim São Paulo utilizarão a nova metodologia de trabalho para testar a funcionalidade.
O objetivo do “Acolher Você” é acabar com as filas da madrugada em frente aos postos de saúde, e atender a população de forma humanizada.
A secretária diz que a proposta foi possível após algumas mudanças internas. No novo modelo de atendimento, o agendamento diário deixará de ser limitado a dez consultas, e não haverá mais distribuição de senhas por ordem de chegada.
“Teremos agora os agentes de saúde, que serão os nossos “Posso Ajudar?”. Eles farão o primeiro contato com o paciente que chegar à unidade, orientando e direcionando as pessoas adequadamente”, explica a secretária.
Um enfermeiro também será disponibilizado para fazer a consulta de acolhimento. Ou seja, receber o paciente e entender a situação dele. Se realmente houver a necessidade da consulta naquele dia, ele será encaminhado para o médico.
Caso contrário, será agendada a consulta para uma nova data. “Por meio desse controle, o enfermeiro saberá a duração aproximada de cada consulta e administrará o tempo para incluir mais ou menos pessoas naquele dia”, diz Karin.
A secretária ressalta que se um paciente chegar à unidade de saúde e não haver mais vagas para consulta naquele dia e o caso for urgente, será feito contato com outra UBS para ver a possibilidade de encaminhar o paciente. “Se o caso for muito crítico, então o contato será com o hospital e o paciente irá até lá sabendo que será atendido de fato”.
Ela destaca que foi possível incluir os agentes de saúde no processo, pois por lei eles têm o dever de passar um tempo na unidade de saúde, além das atividades externas. “Eles serão divididos em equipes e terão escalas de trabalho, para que haja um revezamento diário e nenhum serviço fique desassistido”.
Na primeira fase de implantação, reuniões foram realizadas nos bairros para explicar o novo método para a população. Os próximos encontros ocorrerão, na segunda-feira, 24, na UBS do bairro Carmelo, às 18h30, na terça-feira, 25, na UBS do Rio do Braço, às 18h30, e na quarta-feira, 26, no salão da igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ribanceira do Sul, no mesmo horário.
“Toda a comunidade é convidada a participar, mesmo não sendo daquele bairro, pois a intenção é que todos entendam como funcionará o modelo de atendimento e esclareça as dúvidas”, diz a secretária.
Capacitação aos servidores
A segunda etapa para a implantação do programa “Acolher Você” é a capacitação de todos os servidores da rede municipal de saúde, em parceria com o governo do estado, que ocorrerá na quarta-feira, 26, das 8h às 12h. Todos os 156 servidores, desde estagiários aos médicos, se reunirão no salão paroquial da Igreja Matriz.
“Precisamos que todos estejam na mesma sintonia e entendam o funcionamento do programa para que possamos de fato colocar em prática o nosso slogan, de fazer hoje o que precisa ser feito hoje, sem deixar para amanhã”, diz.