Secretaria da Saúde reforça importância do teste da linguinha, em Brusque

Teste é a primeira consulta odontológica do recém-nascido no Centro das Especialidades Odontológicas, na policlínica

Secretaria da Saúde reforça importância do teste da linguinha, em Brusque

Teste é a primeira consulta odontológica do recém-nascido no Centro das Especialidades Odontológicas, na policlínica

A Secretaria da Saúde de Brusque divulgou comunicado, nesta sexta-feira, 8, para reforçar a necessidade do Teste da Linguinha. Instituído em 2016 no município, o teste é a primeira consulta odontológica do recém-nascido no Centro das Especialidades Odontológicas (CEO), na Policlínica.

Conforme explica a odontopediatra Rosana Gama, o teste é importante porque a cavidade oral do bebê tem características próprias e deve ser examinada. “É fundamental para que o lactente possa sugar, deglutir e realizar o aleitamento materno”.

Em 2019, foram realizados em Brusque 804 exames. Segundo Rosana, o número é inferior ao esperado e uma das causas identificadas foram as faltas ocorridas e não justificadas pelas famílias, gerando um número subsequente de vagas de espera no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Ela explica que, especialmente este ano, neste momento em que ocorre a pandemia do coronavírus, algumas medidas transitórias foram estabelecidas.

“Os recém-nascidos, com possível alteração do frênulo lingual, após a alta hospitalar, já são encaminhados direto para o Centro das Especialidades Odontológicas. Os demais bebês devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de seus bairros para o agendamento, já com o cartão de identificação do SUS”, diz Rosana.

“Solicitamos a colaboração das famílias no cumprimento das datas agendadas. Manter os bebês em aleitamento materno é a melhor prevenção. Recomenda-se que a amamentação seja mantida em caso de suspeita e infecção pelo Covid-19, desde que a mãe esteja em condições clínicas adequadas para fazê-la”, completa.

Rede Cegonha

A enfermeira Sheila Neves ressalta que o Ministério da Saúde, tendo como objetivos melhorar os indicadores de saúde materno-infantil, instituiu a Rede Cegonha como uma política pública, tendo dentre os seus objetivos garantir a atenção humanizada na gravidez, ao parto e pós-parto, e também prevê a criança o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável.

“Em 2015 foi instituído no município o grupo condutor da Rede Cegonha, através de portaria e decreto de nomeação. Dentre as ações previstas está o acesso à triagem neonatal”, explica.

A triagem neonatal consiste na aplicação dos testes nos primeiros dias de nascimento do bebê, dentre eles estão: Teste do Pezinho, Orelhinha, Coraçãozinho, Olhinho e o Teste da Linguinha.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo