Secretaria de Assistência Social apresenta projeto habitacional para Brusque em Brasília

Prefeitura prevê a construção de 200 casas, distribuídas em cinco regiões do município

Secretaria de Assistência Social apresenta projeto habitacional para Brusque em Brasília

Prefeitura prevê a construção de 200 casas, distribuídas em cinco regiões do município

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis da Silva, esteve em Brasília nesta terça-feira, 24, para encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Na reunião, Silva apresentou ao ministro um projeto para a construção de novas moradias em Brusque. De acordo com ele, foram mapeados cinco terrenos que são da prefeitura e que podem ser utilizados para a construção de moradias.

Os terrenos estão localizados nos bairros Limeira, Santa Rita, Bateas e nas localidades da Boêmia e Emma 2. Segundo o projeto apresentado pelo secretário, nesses espaços é possível construir 200 unidades habitacionais. Dessas, apenas 21 seriam verticalizadas, o restante, no formato de casas geminadas.

Foto: Divulgação

O projeto está bastante avançado e agora a prefeitura busca recursos para poder tirá-lo do papel. “O município entraria com os terrenos e o governo federal, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), nos passaria os recursos”, diz o secretário.

De acordo com ele, o ministro Gustavo Canuto gostou do projeto, entretanto, informou que ainda não há recursos disponíveis para novos planos habitacionais.

“Nesse momento, na atual situação, o ministério não está abrindo novos planos habitacionais. Foi aberto em julho um processo para 22 mil novas moradias no país todo, viemos em busca desse recurso, mas foi revogado há pouco tempo por questões financeiras”, destaca o secretário.

O ministro deixou aberta a possibilidade de abrir um novo processo para moradias no início do próximo ano e como a cidade está com o projeto bastante avançado, é uma grande candidata a receber os recursos.

“O ministro comentou que tem cidade que não tem nem os terrenos mapeados. Nós já temos tudo, falta apenas o recurso. Em uma eventual abertura de inscrição para 2020 temos uma grande possibilidade de ser contemplados”.

No último levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em julho do ano passado, cerca de mil famílias se cadastraram para serem contempladas com moradia em Brusque.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo