Secretaria de Educação de Brusque avalia comprar vagas em creches particulares
Segundo secretária Eliani Buemo, opção está sendo avaliada e discutida desde janeiro
Segundo secretária Eliani Buemo, opção está sendo avaliada e discutida desde janeiro
A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou o envio de proposta ao Executivo municipal para que a prefeitura adquira vagas para a Educação Infantil em escolas particulares na última terça-feira, 16.
O requerimento do vereador André Rezini (Republicanos) aponta que o problema de vagas em creches já vem há anos na cidade – são mais de 1,2 mil crianças entre 0 e 5 anos que aguardam na fila. Ele destaca a necessidade que as famílias têm de colocar seus filhos nas creches e escolas para que os pais possam trabalhar.
Segundo a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, a possibilidade já vem sendo avaliada pela administração municipal.
“Desde 2018 procurei me informar sobre a compra de vagas para Educação Infantil. Fui conhecer o processo em cidades vizinhas e estive analisando editais lançados por alguns municípios de Santa Catarina. Há muitos detalhes nesse processo, que precisam ser muito bem avaliados por parte do gestor público. Desde janeiro do corrente ano, temos conversado em gabinete sobre o tema”, explica.
Ela afirma que existe a possibilidade da prefeitura fazer esse investimento, mas que a oferta de vagas já foi ampliada neste ano.
Segundo a secretária, com a inauguração dos Centros de Educação Infantil Hylario Zen, no bairro Rio Branco, e outro no Nova Brasília, houve um acréscimo de aproximadamente 400 vagas.
Atualmente, segundo o sistema Fila Única da Prefeitura de Brusque, 876 crianças aguardam uma vaga nas creches do município. A maioria delas – 537 – têm de 6 meses a 2 anos e esperam por uma vaga no berçário.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: