Secretaria de Educação de Brusque busca especialistas para identificar uso de Inteligência Artificial por alunos
Pasta também procura identificar os possíveis benefícios que a plataforma poderá oferecer ao processo educacional
Após o crescimento ChatGPT, a Secretaria de Educação de Brusque já se reúne com especialistas na área tecnológica de Inteligência Artificial (IA) para conhecer quais são as técnicas e procedimentos que permitam auxiliar o professor saber se o aluno usou integralmente ou parcialmente os conteúdos produzidos pela plataforma nos trabalhos e atividades escolares.
Para utilizar o software de inteligência artificial, o usuário precisa acessar o chat e pode fazer perguntas, que serão respondidas pelo programa. Dessa forma, o programa poderia responder tarefas repassadas pelos professores ou até realizar trabalhos escolares em questão de segundos.
Estudos sobre inteligência artificial
Como a tecnologia é recente, a secretária explica que a pasta busca acompanhar todos os debates, reflexões e estudos realizados por especialistas de instituições tecnológicas e educacionais sobre a Inteligência Artificial, a serviço das mais diversas necessidades culturais da sociedade.
“Há muitas dúvidas, sem respostas ainda, sobre quais os benefícios (ou não) dessa nova tecnologia digital para auxiliar na formação dos alunos”, declara a secretária.
Questionada sobre a orientação aos professores com relação ao uso da plataforma, Eliani comenta que a pasta deve ser prudente e primeiro estudar quais são os recursos oferecidos pelo ChatGPT para o processo educacional e depois capacitar com segurança o docente sobre o bom uso dessa tecnologia.
“Na Formação Continuada que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho próximo, dentre as várias oficinas relacionadas ao uso das tecnologias, uma em especial tratará da Inteligência Artificial”, adianta a secretária.
Possíveis impactos
Questionada sobre os possíveis impactos que o uso irregular da plataforma pode causar no aprendizado dos alunos, Eliani diz que ainda não é possível dar uma resposta conclusiva para esta pergunta.
Ela comenta que primeiro é preciso conhecer os resultados das pesquisas realizadas pelos especialistas das áreas da Inteligência Artificial e da educação. “Tudo é muito recente e muito rápido a incorporação das tecnologias digitais na vida das pessoas. Segundo canais especializados em tecnologias digitais dizem que: ChatGPT bateu recorde como plataforma com crescimento mais rápido da história da humanidade”.
Por fim, a secretária reconhece a importância do domínio e uso das tecnologias digitais na vida das pessoas atualmente. “Sendo assim, a Secretaria de Educação vai buscar conhecer quais são os benefícios que o ChatGPT poderá oferecer ao processo educacional. Mas vamos estudar e avaliar com a devida responsabilidade”, pontua.
Assista agora mesmo!
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: