Secretária de Educação de Brusque comenta sobre retorno das aulas presenciais
Retomada será gradativa com intervalo mínimo de sete dias
Retomada será gradativa com intervalo mínimo de sete dias
A secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, comentou como funcionará o retorno das aulas presenciais na rede municipal. Ela salienta que os pais poderão optar por manter os filhos em casa com aulas on-line.
De acordo com a secretária, a Portaria nº 778 de 06/10/2020, elaborada em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde com a Secretaria de Estado da Educação, autoriza e estabelece os critérios para o retorno das aulas no município. Segundo ela, as regiões que estão com risco potencial alto, ou seja, na cor amarela, já podem voltar com as aulas presenciais. De acordo com o mapa de Avaliação de Risco Potencial de Covid-19 no estado, Brusque se enquadra na classificação de risco alto.
A retomada será gradativa com intervalo mínimo de sete dias. Os pais que optarem por continuar com as aulas não-presenciais deverão assinar um termo de responsabilidade.
Eliani diz que nesta quarta-feira, 7, iniciou a primeira etapa da formação para elaboração dos planos municipais para gerenciamento da pandemia. Ela diz que na segunda-feira, 5, foi lançada uma pesquisa com os pais sobre a volta às aulas dos estudantes no 9º ano. Paralelo a isso, também foi realizada uma pesquisa com os professores dos anos finais para compreender a situação em relação à saúde dos profissionais para o retorno as atividades presenciais.
Segundo ela, o Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 já está formado, conforme determina um decreto municipal publicado anteriormente. No entanto, a portaria aponta a necessidade de outros representantes. Eliani diz que o convite para essas entidades já foi feito e que agora o comitê está completo.
“Completamos na terça-feira, 6, a nominata de representantes e hoje [quarta-feira] encaminharemos à Procuradoria Geral do Município para que se retifique o decreto. Esta será a quarta quinta-feira que estamos nos reunindo para elaborar esse plano municipal para que sirva de base para as comissões escolares que também estão formadas”, diz.
O Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 poderá homologar os planos de contingência escolares a partir do termo de responsabilidade das comissões escolares.
Ela ainda informa que uma portaria será publicada ainda nesta semana para nomear os integrantes das comissões escolares. Com o conjunto de regras elaboradas, o retorno será planejado de forma escalonada. Ainda não há, no entanto, prazo para que isso aconteça.