Secretaria de Educação de Brusque contrata primeiras vagas em creches de instituições privadas
Mais da metade das 130 crianças já estão sendo chamadas
A Secretaria de Educação de Brusque comprou as primeiras vagas em creches privadas para alunos da rede municipal do município. No total, 130 crianças estão habilitadas para serem atendidas no Ateliê do Saber, que fica no Jardim Maluche, desde a última segunda-feira, 3.
Em setembro, a Secretaria de Educação deu início às convocações dos protocolos do Fila Única – os pais de 74 crianças já estão sendo chamados. As chamadas dos protocolos ainda estão acontecendo. De acordo com a secretária Eliani Busnardo Buemo, a pasta está fazendo contato com as famílias cadastradas e explicando sobre a oferta da vaga na instituição privada e realizando os trâmites de matrícula.
Os professores serão da instituição credenciada. O Ateliê do Saber era um local de atividades extracurriculares e, para se adequar ao edital, apresentou autorização de funcionamento do Conselho Municipal de Educação (Comed).
Processo de contratação
O Edital de Credenciamento de instituições de ensino da rede privada, regularmente constituída, interessadas na prestação de serviços por meio da oferta de vagas da educação infantil (crianças de 6 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias completos ou a completar até trinta e um de março do ano em que ocorrer a matrícula) em período integral e parcial, foi publicado no dia 7 de março deste ano.
“Destacamos que qualquer interessado poderá apresentar os documentos para se credenciar, ficando o credenciamento aberto por tempo indeterminado e dependendo da liberação de vagas para novas matrículas, observando as condições e exigências mínimas para a prestação do serviço, conforme consta em edital”, explica a secretária.
O edital está disponível aos interessados no site da Prefeitura de Brusque (https://brusque.atende.net/subportal/editais-de-licitacao).
Após a publicação do edital, a Secretaria de Educação designou uma comissão técnica para análise da documentação e verificação in loco das condições de atendimento às crianças, para a habilitação dos interessados.
Vereadores pedem mais ação da prefeitura
Durante a sessão da Câmara de Brusque desta terça-feira, 4, o líder do governo na casa, Nik Imhof (MDB) destacou alguns avanços na educação nos últimos anos, como a ampliação do CEI Nova Brasília, a conclusão do CEI Prefeito Hylário Zen e o lançamento de edital para a construção do CEI Tia Ana, no Limeira. De acordo com o vereador, 1,8 mil vagas em creches foram criadas desde 2016.
“Desejamos que, para o próximo ano, mais creches e instituições de ensino se credenciem no município para aquisição de mais vagas”.
A escassez de vagas em creches é uma discussão recorrente na Câmara e já foi assunto de vários requerimentos e indicações nesta e em outras legislaturas. A vereadora Marlina Oliveira (PT) avaliou como insuficientes as medidas da prefeitura para ofertar vagas em creches.
“A questão da educação no nosso município tem um problema muito grave, que são as quase 2 mil crianças em fila de espera para creches. Continuamos com o problema. Isso não é suficiente”.
Jocimar dos Santos (DC) também fez críticas e afirmou que a prefeitura está “tapando o sol com uma peneira”. “Tem mães e pais que estão quase passando necessidade porque não há vagas em creches. Isso não vai resolver o problema. Tem que agir rápido, construir creches em Brusque. As mães e pais estão deixando de trabalhar porque não há vagas. Falam há muito tempo em comprar vagas e enganando o povo. Isso é uma vergonha e temos que nos posicionar”.
– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas