Secretaria de Educação de Brusque realiza formação on-line para profissionais da rede municipal
“A capacidade de se reinventar” é o tema da live, que será realizada no canal da pasta no YouTube
A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, realiza Formação Continuada com o tema “A capacidade de se reinventar”, com o coach Rodrigo Cesari. O encontro on-line será nesta sexta-feira, 22, às 9h, no canal da pasta no YouTube. Esta é a segunda formação on-line realizada para os profissionais da rede municipal (professores, coordenadores, diretores, entre outros). A primeira experiência foi viabilizada no último dia 15, pelo Núcleo de Apoio Multidisciplinar a Educação Inclusiva (NAMEI) sobre autismo, em parceria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Brusque).
“Os profissionais da educação estão em trabalho remoto, então essa formação continuada faz parte desse trabalho. Nós tínhamos um calendário presencial, que seria executado durante o ano, mas com a pandemia não foi possível viabilizar. Então iniciamos a formação on-line”, explica a assessora pedagógica, Franciele Mayer.
De acordo com ela, a escolha do profissional foi baseada em seus conhecimentos na parte de motivação, bem como do andamento das ações para combate ao coronavírus (Covid-19) no município, visto que Cesari é também diretor na Secretaria de Saúde.
“A live terá duração de até uma hora e meia. Combinamos que ele fará uma introdução para informar aos servidores todas as ações e como está a situação da doença no nosso município, até para tranquilizar as profissionais. Como são muitas informações que circulam nas redes sociais observamos que muitas delas ficam aflitas com o cenário. Logo após, ele fará uma fala motivacional”, ressalta.
Conteúdo da live
De acordo com Cesari, os profissionais da educação, assim como toda população teve que, literalmente, exercitar sua capacidade de se reinventar durante a pandemia. “Esse tema é muito propício para o momento. Do dia para noite tivemos que rever a nossa forma de viver e agir e rever a nossa conduta profissional, principalmente. E os professores tiveram que reinventar seu processo de ensino e aprendizado, a forma de atingir não só os alunos, mas as famílias. Tudo isso, causa desconforto, medo e insegurança”, destaca.
Para o coach, a preocupação nesse momento é muito grande, principalmente em relação ao bem-estar e a saúde emocional dos profissionais.
“Essa palestra visa exatamente trabalhar questões humanas, que fazem parte de cada um de nós. O fato é que todos nós, de uma maneira ou de outra, inventamos uma forma de viver com base na nossa rotina. A vida é uma sucessão de fatos inéditos e a cada momento a gente tem que reinventar, mas por outro lado é fato também, que a situação a qual a gente está inserido, em virtude dessa pandemia, fez com que grande parte da nossa estrutura vivencial tivesse que ser readaptada, de uma maneira muito mais intensa. E muitos de nós não estamos acostumados a lidar com mudança, pois toda mudança gera desconforto e angústia”, acrescenta.
Cesari enfatiza que os sentimentos vivenciados por todos durante a pandemia darão norte a palestra, que visa conscientizar, alertar e tentar oferecer alguma estrutura aos profissionais da educação, no sentido de fazer com que exercitem cada vez mais a capacidade de se reinventar, de buscar dentro de si aquilo que existe de melhor: a criatividade para superar este momento.
“Agradeço a oportunidade que me foi dada pela Secretaria de Educação e parabenizo a secretária (Eliani Aparecida Busnardo Buemo), pela preocupação com o bem-estar dos profissionais”, finaliza.